Serviço de Animação Vocacional avalia ação evangelizadora “Cada comunidade uma nova vocação”

0
799

Com o intuito de avaliar a campanha em “Cada comunidade uma nova vocação” o Serviço de Animação Vocacional (SAV) da Diocese de Nova Iguaçu promoveu um encontro com promotores vocacionais e membros do clero. A avaliação aconteceu por meio das plataformas digitais para que se cumprisse os protocolos sanitários impostos pela pandemia e também para que reunisse representantes dos diversos regionais de nossa Igreja Particular.

A Ação Evangelizadora “Cada Comunidade uma Vocação” consiste, antes de tudo, em convencer a comunidade que “Jesus nos disse que o primeiro método para obter vocações é a oração” como recordou o Papa Francisco no seu discurso à Pastoral Vocacional da Conferência Episcopal Italiana, no dia 5 de janeiro de 2017. Dessa forma, os fiéis são convidados, conforme cada realidade, a rezar antes das missas e celebrações comunitárias uma dezena do santo terço.

Presente ao encontro, Dom Gilson Andrade esclareceu que o grande intuito é “ajudar, principalmente os nossos jovens a despertarem para a dimensão vocacional na busca de um sentido para as suas vidas. Jesus nos ensinou a rogar ao Senhor da Messe para que enviasse operários. Sendo assim, que nos sintamos comprometidos com o fomento desta cultura vocacional em nossa Diocese”, disse o bispo de Nova Iguaçu.

Segundo o padre Márcio Rodrigues, um dos animadores do SAV, a reunião teve como primeira preocupação animar e buscar novos rostos para colaborar neste importante serviço. E para contribuir na reflexão, os presentes partilharam sobre alguns questionamentos:

Sua paróquia (comunidade e pastorais) tem rezado pelas vocações? Como?; A Ação Evangelizadora “Cada Comunidade uma Vocação”, tem sido realizada em sua Paróquia? A proposta da oração das 10 Ave Marias é uma boa estratégia para os objetivos da Ação Evangelizadora?

E a partir das exposições surgiram novas preocupações, sobretudo, em como dar continuidade e fazer com que toda a Comunidade se sinta comprometida em rezar pelas vocações? Para responder a todos os questionamentos, o Serviço de Animação Vocacional Diocesano lançou a proposta de criar um grupo com representantes das paróquias para a Ação Evangelizadora para que pudessem levar esse projeto em frente.