DIOCESE DE NOVA IGUAÇU

(PROVÍNCIA ECLESIÁSTICA DE SÃO SEBASTIÃO DO RIO DE JANEIRO)

SOBRE

A Diocese de Nova Iguaçu foi criada em 26 de março de 1960 pela Bula Quandoquidem Verbis do Papa João XXIII.

Com território desmembrado das Dioceses de Barra do Piraí-Volta Redonda e de Petrópolis, abrangia, inicialmente, os Municípios de Itaguaí, Mangaratiba, Nilópolis, Nova Iguaçu, Paracambi, São João de Meriti e o distrito de Conrado (Vassouras).

Com a criação da Diocese de Itaguaí, em 14 de março de 1980, cedeu à nova Diocese os Municípios de Itaguaí e Mangaratiba e a com a nova Diocese de Duque de Caxias, criada em 11 de outubro de 1980, o Município de São João de Meriti.

Desde sua criação, a Diocese de Nova Iguaçu teve seis Bispos Diocesanos: Dom Walmor Battú Wichrowski (1960-1961), Dom Honorato Piazzera, SCJ (1961-1966), Dom Adriano Mandarino Hypolito, OFM (1966-1995), Dom Werner Siebenbrock, SVD (1995-2002), Dom Luciano Bergamin, CRL (2002-2019) e o atual bispo diocesano, Dom Gilson Andrade da Silva.

Atualmente a Diocese de Nova Iguaçu abrange os Municípios de Belford Roxo, Japeri, Mesquita, Nova Iguaçu (sede), Nilópolis, Paracambi, Queimados e o Distrito de Conrado, em Miguel Pereira.

Pertencemos à Província Eclesiástica de São Sebastião do Rio de Janeiro, junto com as Dioceses de Barra do Piraí-Volta Redonda, Duque de Caxias, Itaguaí, Valença e a Abadia Territorial de Nossa Senhora de Monserrate (Rio de Janeiro). Com a Província Eclesiástica de Niterói, fazemos parte do Regional Leste I da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Geograficamente está situada no Centro-Sul do Estado do Rio de Janeiro. Limita-se com a Arquidiocese do Rio de Janeiro e com as Dioceses de Duque de Caxias, Itaguaí, Barra do Piraí-Volta Redonda e Valença. Segundo os dados do IBGE (2007) possui uma população de 1.908.216 habitantes numa área de 997 km2, apresentando assim uma densidade demográfica elevada: 1.914 habitantes por km2. A Diocese de Nova Iguaçu, é dividida em dez Regionais Pastorais.

Cúria Diocesana:
Rua Dom Adriano Mandarino Hypolito, 08