Romaria Diocesana a Aparecida: “Viemos rezar e aprender com Maria”

A Diocese de Nova Iguaçu realizou nesta terça-feira, 07 de setembro, sua tradicional Romaria ao Santuário Nacional de Aparecida (SP). Devido à pandemia da COVID-19 a celebração contou apenas com a representação do clero diocesano e de alguns fiéis que foram à capital da fé por conta própria. “No último ano nem sequer celebrarmos a missa tivemos a oportunidade, mas este ano já demos esse passo, queira Deus que no ano que vem estejamos aqui junto da Mãe com todo o povo de Deus presente”, disse Dom Gilson Andrade, bispo de Nova Iguaçu.

Antes celebrada às 9 horas, a santa missa neste ano foi realizada às 12 horas e teve a transmissão da TV Aparecida. Dom Gilson teve a companhia de Dom Luciano Bergamin, bispo emérito de Nova Iguaçu e de uma representação do clero da diocese na condução da celebração.

Em sua homilia, o bispo clamou por fraternidade em tempos de acirramento no embate ideológico, “nesses tempos desafiadores para o mundo e para a nossa Pátria somos chamados a tomar posição a partir da nossa fonte de inspiração que é o Evangelho da paz, da reconciliação. Como homens e mulheres de fé somos chamados a colaborar para a construção daquela cultura do encontro, de que nos tem falado insistentemente o Papa Francisco. As tensões que estamos vivendo nos preocupam, pois além da ameaça constante ao bem comum existe a tendência das pessoas se relacionarem mais por suas escolhas ideológicas do que por algo maior que as une que é a nossa fraternidade. Antes de tudo somos irmãos, pois saímos do coração de um Deus que é Pai.”

Assista a seguir a homilia de Dom Gilson Andrade na íntegra e na sequência as imagens da celebração: