Seminaristas recebem Ministério de Acólito

Perto de concluir a etapa formativa da Configuração (Estudos da Teologia), os seminaristas André Lucas e José Vilanova foram instituídos por Dom Gilson Andrade, bispo de Nova Iguaçu (RJ), no ministério do Acolitato.

Oriundo da Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Santa Maria, Belford Roxo, o seminarista André Lucas realiza seu serviço pastoral, atualmente na Paróquia São Jorge e Nossa Senhora de Fátima no Centro de Nova Iguaçu. Já José Vilanova e originário da Paróquia Santíssima Trindade em Angra dos Reis e cumpre seu estágio pastoral na Paróquia Nossa Senhora da Conceição em Japeri.

O Acólito

Última etapa antes da Ordenação Diaconal, o acólito é instituído no serviço da mesa da Eucaristia, auxiliando o diácono e servindo o sacerdote; auxilia os ministros extraordinários da comunhão eucarística e os substitui quando necessário, bem como ajuda na sua formação.

A sua atitude espiritual, como ministro instituído, aponta para a Eucaristia, para o amor dos sacramentos, para o culto eucarístico, para a oferenda de si mesmo e para o cuidado dos outros, sobretudo, os mais necessitados e doentes (cf. Rito da Instituição dos Acólitos, n. 41).

Festa do Rosário

A celebração da instituição do ministério aos seminaristas aconteceu na comemoração da Festa de Nossa Senhora do Rosário, padroeira da Capela Mor do Seminário São Paulo VI. Cuja arquitetura conta com vitrais que simbolizam os mistério do Rosário.

Se dirigindo aos dois seminaristas em sua homilia, o bispo disse ”vocês, queridos filhos, serão instituídos como ministros, acólitos, próximos ao altar de Nosso Senhor, tendo presente a vocação de Maria. Enquanto se lia o Evangelho, aquela pergunta de Nossa Senhora tocou o meu coração. Mais do que a pergunta de Nossa Senhora, quando o evangelista diz que Maria se pôs a pensar sobre o significado daquela saudação, penso que ela levou uma vida inteira para saber o significado daquela saudação. Ela ia descobrindo o significado da sua vocação em cada passo da sua vida, da sua historia.”

Em breve um novo padre

No dia 04 de dezembro, às 8h30 na Catedral de Santo Antônio de Jacutinga com transmissão ao vivo pelas Redes Sociais, Dom Gilson ordenará padre o Diácono Rodrigo Albuquerque na Catedral de Santo Antônio de Jacutinga.

Imagens: Valéria Leone / PASCOM – DNI