Nota de Pesar pelo falecimento do Revmo. Sr. Padre Ivanildo de Holanda Cunha

“Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá. E todo aquele que vive e crê em mim não morrerá jamais.” (Jo 11,25-26)

Com profundo pesar, mas firmes na esperança da Ressurreição em Cristo Jesus, comunicamos o falecimento do Revmo. Sr. Padre Ivanildo de Holanda Cunha, ocorrido na manhã desta quinta-feira, 14 de outubro de 2021, no Hospital São Francisco na Providência de Deus, no Rio de Janeiro, onde estava internado há 14 dias.

Padre Ivanildo, nasceu em Cruz do Espírito Santo na Paraíba, em 17 de outubro de 1941, filho do casal Ivam Vieira da Cunha e Maria José de Holanda Cunha. Realizou seus estudos iniciais em João Pessoa e Campina Grande no seu Estado natal. Após trabalhar cinco anos como bancário, decidiu pela vida religiosa e cursou Filosofia no Instituto Rainha das Vocações em São Salvador da Bahia e Teologia no Seminário Regional do Nordeste em Recife, Pernambuco.

Padre Ivanildo iniciou sua caminhada vocacional ainda antes do Concílio Vaticano II, por esse motivo, recebeu a Tonsura pelas mãos de Dom Hélder Câmara no ano de 1965, as ordens menores por Dom José Maria Pires, em março de 1966, o Sub Diaconato seis meses mais tarde também por Dom Hélder. Em março de 1967 foi ordenador Diácono por Dom José Lamartine em João Pessoa (PB) e em 15 de agosto de 1968, também em João Pessoa (PB) recebia pelas mãos de Dom Adriano Hypolito a Ordenação Presbiteral.

Formado também em Letras e Pedagogia, Padre Ivanildo especializou-se em Direito Canônico e Bíblia e Catequese pelo Instituto do CELAM em Medellín, Colômbia. Antes de chegar à Diocese de Nova Iguaçu, foi pároco por 17 anos da Paróquia Sant’Anna de Itacurussá, em Mangaratiba no Rio de Janeiro e da Paróquia São Miguel da Cremação em Belém do Pará por 3 anos. Em nossa Diocese foi pároco da paróquia São Pedro e São Paulo em Paracambi, Juiz Instrutor da Câmara de Instrução Processual, Chanceler do Bispado, membro do Colégio dos Consultores e do Conselho Presbiteral e Coordenador Regional. Ultimamente era o Capelão do Lar Sant`Ana de Lages, Paracambi e Vigário Paroquial de São Pedro e São Paulo também em Paracambi.

Mesmo com tantas qualidades, qualificações e serviços, viveu como um humilde servo, optando pela simplicidade de vida. As palavras de nosso bispo emérito, Dom Luciano Bergamin, CRL, definem bem quem foi o Padre Ivanildo, um homem discreto: “Partiu discretamente, assim como viveu.”

O velório do Revmo. Padre Ivanildo de Holanda acontecerá nesta quinta-feira, 14 de outubro, ainda sem horário de início, na igreja matriz de São Pedro e São Paulo em Paracambi, RJ. Na sexta-feira, 15 de outubro, às 8 horas será celebrada a Santa Missa de Exéquias e em seguida o corpo será levado para o Cemitério Municipal de Nova Iguaçu, onde será realizado o sepultamento.

Que o exemplo de humildade e simplicidade evangélica do Padre Ivanildo, seja para nós modelo na caminhada e na construção do Reino de Deus. Confiamos à Virgem da Piedade para que o Senhor da Vida acolha em seu reino este vosso servo bom e fiel, e conceda à sua família, especialmente a Sra. Ana Valéria, sobrinha que o assistiu com tanto zelo, o conforto necessário para viver este momento de dor e saudade.

Dom Gilson Andrade da Silva
Bispo Diocesano de Nova Iguaçu