Diocese inicia processo sinodal: ‘Vamos caminhar juntos!’

Adsumus Sancte Spiritus – “Aqui estamos, diante de Vós, Espírito Santo” – com esta mesma oração que os padres conciliares iniciaram o Concílio Vaticano II e que ao longo dos tempos é a oração que os Padres Sinodais rezam na abertura dos Sínodos dos Bispos, a Diocese de Nova Iguaçu inaugurou neste sábado, 16 de outubro, a Fase Diocesana do Sínodo 2021 – 2023 que traz como temática central “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”, em Missa celebrada por Dom Gilson Andrade na Catedral de Santo Antônio de Jacutinga.

Segundo o Documento Vadecum que serve de auxílio às Igrejas Particulares “a sinodalidade designa, antes de mais, o estilo peculiar que qualifica a vida e a missão da Igreja, permitindo que todo o Povo de Deus caminhe em conjunto, escutando o Espírito Santo e a Palavra de Deus, para participar na missão da Igreja na comunhão que Cristo estabelece entre nós.”

Em sua homilia, Dom Gilson, usando das palavras do Papa Francisco exortou os presentes que “o Sínodo não é um parlamento nem uma investigação sobre as opiniões, mas é um momento eclesial, cujo o protagonista é o Espírito Santo. Se não estiver o Espírito, não haverá Sínodo”, disse o bispo que continuou: “Interessa que nos perguntemos sobre como em nossa Diocese acontece o ‘caminhar juntos’ e como podemos melhorar, segundo o que o Espírito Santo nos sugere? Concretamente responderemos a três perguntas: 1. Que elementos favorecem a nossa comunhão e participação na vida e na missão da Diocese?; 2. Que dificuldades encontramos para uma maior participação na  articulação pastoral diocesana? 3. Que sugestões apresentamos para melhorar a nossa participação na articulação pastoral diocesana?”

Ainda segundo o Vademecum, “o grande objetivo do Sínodo é escutar, como todo o Povo de Deus, o que o Espírito Santo está a dizer à Igreja. E é evidente que o objetivo deste Sínodo não é produzir mais documentos, mas inspirar pessoas a sonhar com a Igreja que somos chamados a ser, a fazer florescer as esperanças das pessoas, a estimular a confiança, a vendar as feridas, a tecer relações novas e mais profundas, a aprender uns com os outros, a construir pontes, a iluminar mentes, a aquecer corações e a dar força de novo às nossas mãos para a nossa missão comum.”

Ao final da celebração os Coordenadores dos Regionais da Diocese, bem como representantes das Pastorais, movimentos, serviços e diversos organismos eclesiais receberam das mãos de Dom Gilson o Documento preparatório que guiará todo o processo sinodal na Fase Diocesana.

Programação da Fase Diocesana

– Sábado, 16 de outubro de 2021: Missa de Abertura da Fase Diocesana do Sínodo dos Bispos 2021 – 2023, na Catedral de Santo Antônio de Jacutinga. Celebrada com Dom Gilson, com os membros do clero e representantes dos Regionais, Pastorais e Movimentos;
– Novembro e Dezembro de 2021: Fase paroquial (conselhos pastorais comunitários e paroquiais farão a síntese das respostas) bem como pastorais e movimentos;
– Até o dia 22 de fevereiro de 2022: No Conselho Diocesano de Pastoral entregar a síntese dos relatórios dos regionais e, também das pastorais, movimentos e demais organismos diocesanos;
– Até o dia 20 de março de 2022: A Comissão Diocesana do Sínodo concluirá o Relatório Final da participação da Diocese que deverá ser encaminhado à CNBB até o dia 25 de março de 2022.

Assista a seguir a homilia de Dom Gilson Andrade na íntegra e veja as imagens da Missa de Abertura do Sínodo 2021 – 2023:

Imagens: Adielson Agrelos / ASCOM