Dom Gilson preside terceiro dia da novena da Padroeira do Estado da Bahia, em Salvador.

A centenária festividade da Padroeira do Estado da Bahia têm início com o novenário que acontece entre os dias 29 de novembro e 07 de dezembro. Situada às margens da Baía de Todos os Santos no bairro do Comércio em São Salvador, a basílica é uma das jóias das artes sacras do Brasil.

Convidado pelo Reitor do Santuário Basília, o Revmo. Padre Adilton Pinto Lopes, Dom Gilson Andrade, bispo de Nova Iguaçu, celebrou o terceiro dia da Novena de Nossa Senhora da Conceição que tem como tema central neste ano “Nossa Senhora da Conceição da Praia, mulher eucarística, nos ensina a urgência da primazia da oração, da Palavra, da caridade e da missão.”

Antiga devoção

A devoção a Nossa Senhora da Conceição da Praia coincide com a própria origem da cidade de Salvador, uma vez que foi trazida pelo primeiro governador geral do Brasil, Tomé de Souza que mandou construir a primeira capela de taipa em seu louvor. Em 1549, os navios portugueses atracaram em Salvador. Uma imagem da Padroeira de Lisboa acompanhava as grandes viagens da tropa. A capela em homenagem a Nossa Senhora Imaculada Conceição foi erguida na parte mais alta da colina.

Nossa Senhora da Conceição da Praia foi à padroeira do Brasil Império sendo o seu culto o primeiro a ser realizado pelos portugueses no Estado da Bahia. A imagem, única em todo mundo, foi assentada em uma primeira construção, cujas ruínas existem até hoje. Sua fama atraiu tantos fieis que foi necessário construir uma Igreja maior. O nome Conceição da Praia surgiu em criação da própria população. Por se situar próximo à praia, ficou conhecida como Conceição da Praia. Neste local os comerciantes e marinheiros do porto realizavam suas preces a padroeira da cidade.

Memórias e saudade

No início de sua pregação, Dom Gilson falou aos presentes que após viver sete anos entre os soteropolitanos, não se sentia apenas convidado, “mais do que convidado eu venho aqui como devoto, como romeiro e como filho de Nossa Senhora. Confesso que, chegando aqui aos pés do altar de Nossa Senhora de Conceição da Praia, fixando o meu olhar no olhar tão lindo de Nossa Senhora nesta imagem, me emocionei. Porque também me lembrei que desejei que o meu ministério de bispo aqui nesta Arquidiocese, lá nos anos de 2011, começasse justamente aqui aos pés de Nossa Senhora da Conceição. E confesso que foi a melhor coisa que eu fiz, porque a Mãe cuida de todos nós com muito carinho. E sobre Nossa Senhora, muito mais do que ‘altas teologias’ a gente precisa se sentir filho e filha.”

Maria e a Eucaristia

A reflexão de Dom Gilson na terceira noite da novena partiu do subtema “Nossa Senhora da Conceição da Praia nos aponta para o maior dos tesouros da Igreja, a Divina Eucaristia.” O bispo exortou os presentes sobre a profundidade da relação entre Maria e a Eucaristia, sendo ela mesma portadora do Filho de Deus encarnado. “É muito natural que nós peçamos à Maria que nos ajude a fazer da Eucaristia o nosso tesouro pessoal, pois, Ela está profundamente relacionada com a Eucaristia. Nela o Espírito Santo fecundou o seu ventre que foi capaz de gerar a carne do Filho de Deus que é o nosso alimento, que é nossa comida, que é nossa vida, que é a Eucaristia! Maria também no momento supremo da vida de Jesus estava unida ao sacrifício de Cristo e essa união foi tão importante para a nossa redenção que a própria Igreja chama Maria, de certa forma, de co-redentora,” disse.

Dom Gilson retorna à Nova Iguaçu nesta quinta-feira, 02 de dezembro e no sábado celebrará, às 08h30 na Catedral de Santo Antônio de Jacutinga a Missa de Ordenação Presbiteral do Diácono Rodrigo Albuquerque de Oliveira que terá transmissão ao vivo pelas redes sociais da Diocese.

Fonte: basilicaconceicaodapraia.com
Imagens: Uelen Medeiros – @comunicafe