Padre Rodrigo é ordenado: “deixar-se mover pelo Espírito de Deus”

O jovem que um dia sonhou em ser um grande Chef de Cozinha deitou-se como Diácono no chão da Catedral de Santo Antônio de Jacutinga e, ao ficar em pé novamente, era o mais novo Padre da Diocese de Nova Iguaçu. “Agradeço ao meu irmão que, por alguns anos, guardou no coração a dúvida se essa era mesmo a minha vocação. Mas, que para não me desanimar, não me contou nada do que pensava. Hoje ele acredita, não é?”- e aqui surge um largo sorriso pelos olhos, uma vez que as máscaras, ainda necessárias para combater a pandemia que nos assola, escondem o que a boca deseja expressar.

A missa de ordenação do Padre Rodrigo Albuquerque foi celebrada por Dom Gilson Andrade, bispo de Nova Iguaçu e contou a participação de Dom Luciano Bergamin, CRL, bispo emérito, dos padres e diáconos do clero diocesano e de Dioceses vizinhas, amigos e membros das paróquias por onde o novo padre fez seu estágio pastoral.

O início de uma nova vida

“Chegou o dia tão importante do início de tantas outras coisas. Não é o fim, mas o contrário!” Com essas palavras Dom Gilson iniciou a sua homilia. O bispo exortou ainda sobre as três referências que tornam o padre presença do Cordeiro de Deus. Enfatizando, principalmente a ação transformadora do Espírito Santo – “pelo poder do Espírito Santo agem os ministros de Cristo e age a Igreja. Num tempo em que podemos ter uma visão demasiadamente humana da realidade eclesial, porque aparecem tantas fragilidades nossas, a gente pode se esquecer que quem conduz a missão da Igreja é o Espírito Santo.”

Eis o cordeiro de Deus

O lema escolhido por Padre Rodrigo para a sua ordenação foi justamente a versículo em que João Batista aponta para Cristo e diz: “Eis o cordeiro de Deus.” Dom Gilson também mencionou essa escolha em sua homilia – “o seu lema, Rodrigo, aponta para Cristo e sua vida deve ser também transparência de Cristo e para isso é necessário deixar-se mover pelo Espírito de Deus que age concretamente na história presente, com as suas possibilidades e percalços. E age de forma admirável na vida Igreja em nossos dias.”

Confiança e obediência

Por fim, o bispo falou diretamente ao novo padre sobre a atitude confiança e obediência que devem estar no seu coração – “deixar-se guiar para onde Deus quiser e na obediência a Igreja nós temos ali concretamente a obediência ao Espírito. O Espírito nos guia pelos caminhos da missão hoje para servir a Igreja do nosso tempo; não a Igreja dos nossos sonhos, mas aquela desejada por Jesus Cristo. Não a do passado e nem a do futuro, que ainda não existe. Mas a do tempo presente! Com seus pastores, religiosos e leigos. Pisando este chão que é o lugar concreto da nossa missão. E eu sei (Rodrigo) que você ama muito este chão da Baixada Fluminense que é onde você exercerá o seu ministério presbiteral. Pisando este chão com os apelos da história presente e que são apelos que devem chegar ao seu coração de padre. E como Cristo, levá-lo a sair ao encontro das pessoas onde elas estiverem”

Uma experiência de amor

Ao final da celebração, Padre Rodrigo dirigiu palavras de agradecimento aos presentes, recordando a experiência de amor de Deus por ele ao longo da sua vida e do seu tempo de ministério diaconal – “não pairou sobre mim uma nuvem e de lá saiu uma voz que Deus me amava, mas percebi tudo isso em cada pessoa que o Senhor colocou em minha vida. É muita gente! Muita gente mesmo. Que ao seu jeito, a sua maneira demonstrou o seu amor (…) nisso tudo eu só posso agradecer ao Senhor.” E continuou agradecendo também às pessoas que o apoiaram no percurso da sua trajetória vocacional, em especial os seus pais, Antônio e Lúcia.

Nova missão

Dom Gilson também fez questão de agradecer aos pais do Padre Rodrigo e encorajou outras famílias a seguirem o exemplo deles na doação do próprio filho à Igreja para o serviço ao Povo de Deus. O bispo de Nova Iguaçu agradeceu ainda o empenho generoso do Padre Paulo Pires, Reitor do Seminário Diocesano São Paulo VI que, após 10 anos neste serviço, partirá para uma nova missão, assumindo a administração da Paróquia São Pedro e São Paulo em Paracambi e apresentou o Padre Luiz André que será o novo reitor do Casa da Esperança e da Missão, tendo o Padre Rodrigo Albuquerque como seu auxiliar, tanto no seminário, como na Paróquia São João Batista em Queimados.

Assista a homilia de Dom Gilson Andrade na íntegra:

Veja as imagens da Ordenação Presbiteral do Padre Rodrigo Albuquerque:

Imagens: Adielson Agrelos / DNI – ASCOM