Senhora da Conceição, a Senhora da Baixada

No dia 8 de dezembro a Igreja celebra a Solenidade da Imaculada Conceição da Virgem Maria. Trata-se de um dos quatro dogmas relacionado à Mãe de Deus. Em nossa Diocese muitas comunidades dedicam à Maria sua especial devoção, levando-nos a proclamar Nossa Senhora da Conceição, como a Senhora da Baixada!

O Dogma da Imaculada Conceição

Antes de tudo se faz necessário que minimamente compreendamos o que celebramos neste dia. Segundo o mariólogo italiano Antonio Grasso, “este dogma afirma que Maria foi preservada do pecado original desde o primeiro momento da sua concepção. Foi concebida por sua mãe não levando consigo o pecado original que, em vez disso, de Adão e Eva, todos trazemos conosco do momento da concepção. Esta libertação do pecado original e da consequente plenitude de graça de que é revestida Maria não são frutos da sua fé ou de qualquer mérito seu, mas somente um dom gratuito de Deus”, diz Grasso.

Mesmo antes da definição do dogma pelo Papa Pio IX em 1854, a Igreja já celebrava esta Festa em 8 de dezembro desde 1476, por definição do Papa Sisto IV, fato que revela um forte indício da crença da Igreja na Imaculada Conceição de Maria.

Dessa forma, o Dogma não parte de uma vontade pessoal do Santo Padre, mas de testificar aquilo que a Igreja já vivenciava. E foi com as palavras a seguir que, por meio da Bula intitulada Ineffabilis Deus (Deus Inefável), o Beato Pio IX definiu oficialmente o dogma da Santa e Imaculada Conceição de Maria: “Em honra da Trindade (…) declaramos a doutrina que afirma que a Virgem Maria, desde a sua concepção, pela graça de Deus todo poderoso, pelos merecimentos de Jesus Cristo, Salvador do homem, foi preservada imune da mancha do pecado original. Essa verdade foi-nos revelada por Deus e, portanto, deve ser solidamente crida pelos fieis.”

A Senhora da Baixada

O povo brasileiro guarda especial carinho e devoção à Mãe de Deus. Inúmeras são as demonstrações de fé, de templos erguidos, de cidades e construções que homenageiam Nossa Senhora. E em nossa região não seria diferente. Para se ter uma ideia, dos 7 municípios que compõem à Diocese de Nova Iguaçu, 4 tem Nossa Senhora da Conceição como padroeira principal. Temos ainda em nosso território 7 paróquias e 23 comunidades dedicadas à Maria sob este título.

Estes números mostram o tamanho da devoção do povo da Baixada Fluminense à Senhora da Conceição. Mas o que explica tamanho sentimento? Certamente, por ser uma região marcada pelo sofrimento e com inúmeras dificuldades sociais, nossa gente tem a confiança que poderá sempre recorrer a Maria com toda a confiança, justamente porque ela é Imaculada, sem mancha, sem pecado, sem impurezas. Ela é cheia, plena, repleta da graça de Deus e, por isso, pode ouvir nossos pedidos e súplicas e apresentá-los ao Pai, diante de quem ela está no céu.

Celebrações no dia da Padroeira

– 6h: Centro, Nilópolis/RJ
– 7h: Vila Dagmar, Belford Roxo/RJ
– 7h: Centro, Nilópolis/RJ