Comunicado sobre o estado de saúde de membros do clero diocesano (12/01/2022)

Queridos irmãos e irmãs,

Comunicamos que Dom Luciano Bergamin, CRL, testou positivo para à COVID-19. O bispo emérito de Nova Iguaçu possui sintomas leves e encontra-se em isolamento, seguindo todas as orientações médicas.

Também os Padres Renato Chiera, Daniel Dirceu, Márcio José Horácio e Ricardo Nunes contraíram a doença nos últimos dias. Ambos passam bem e seguem isolados.

É válido ressaltar que todos esses irmãos estão com os seus ciclos vacinais completos, o que certamente garantiu a eles, mesmo pertencendo ao grupo de risco, não desenvolverem a COVID-19 em sua forma mais grave. Dessa forma, reiteramos a todo o Povo de Deus a importância de se vacinarem com as duas doses, bem como a dose de reforço, como indica o órgão competente.

Reforçamos ainda que se mantenham em nossas paróquias todos os cuidados necessários para o controle efetivo da pandemia: uso obrigatório de máscara facial, álcool em gel e que os irmãos e irmãs que, por ventura, possuírem algum dos sintomas já amplamente divulgados, permaneçam em suas casas, bem como todos aqueles e aquelas que tiveram contato com pessoas infectadas pelo coronavírus.

Aproveitamos ainda este comunicado para informar que o Padre Roberto Guedes, em viagem para visitar sua mãe que está enferma no estado de Pernambuco, precisou passar por um procedimento cirúrgico devido a complicações do diabetes.

Rezemos para que nossos irmãos tenham um pronto restabelecimento e logo estejam novamente no desempenho das suas atividades pastorais e nosso convívio fraterno. Roguemos também por todos os irmãos e irmãs que sofrem as dores dessa pandemia para que encontrem em Deus consolo para os seus dias.

Deus abençoe a todos.

Dom Gilson Andrade da Silva

Bispo de Nova Iguaçu (RJ)