Padre Luiz André toma posse como reitor do Seminário Diocesano

O seminário diocesano é considerado a sementeira de uma Diocese e em nossa Igreja Particular não é diferente. Conhecido como a Casa da Esperança, o Seminário Diocesano São Paulo VI escreveu na última segunda-feira, 07 de fevereiro, mais uma página de sua história com o início da missão do Padre Luiz André de Souza como seu novo reitor.

Com quatorze anos de ministério presbiteral, o sacerdote foi durante cinco anos Diretor Espiritual do seminário e desempenhava ultimamente o ofício de pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição em Nilópolis até ser nomeado por Dom Gilson como reitor do Seminário Diocesano, substituindo o Padre Paulo Pires que ficou nove anos a frente da formação presbiteral da Diocese e foi designado como pároco da Paróquia São Pedro e São Paulo em Paracambi.

A apresentação da nova equipe formativa aconteceu na Capela Mor de Nossa Senhora do Rosário em missa celebrada por Dom Gilson Andrade e que contou com a presença de Dom Luciano Bergamin, bispo emérito e de representantes do clero diocesano e de Dioceses vizinhas, como o Reitor do Seminário São José de Niterói, o Revmo. Padre Douglas Alves Fontes. Além do Padre Luiz André, reitor, assumiram, respectivamente, as funções de vice-reitor e diretor espiritual do seminário os Padres Rodrigo Albuquerque e Marcelo Souza, PSSC.

Em sua homilia, Dom Gilson relembrou a reação que teve ao receber o pedido do Padre Paulo Pires para, após nove anos, assumir a missão pastoral em uma paróquia: “tremi, mas era uma solicitação genuína. Com isso precisava designar um novo padre para esta missão tão importante para a nossa Igreja. Agradeço ao sim generoso e disponível do Padre Luiz André por ter aceito assumir esse novo serviço.” O bispo ainda exortou os presentes que o Seminário deve ser a casa da Diocese e que todos são chamados a colaborarem com a oração e na sua manutenção.

Ao final da celebração, Padre Luiz André se dirigiu aos presentes e agradeceu a acolhida recebida: “agradeço a acolhida dos seminaristas que desde o anúncio em que eu fora designado como reitor se colocaram disponíveis desde o início. Agradeço ainda a minha família que me deu uma base católica, todos os dias rezávamos o terço em casa e muitas vezes em intenção pelas vocações.” O novo reitor disse ainda confiar que sempre que necessário poderá encontrar em Dom Gilson o apoio necessário para realizar a sua missão, “o senhor tem sido um pai zeloso com o clero e confio na experiência de quem ficou 18 anos a frente da formação presbiteral antes de ser nomeado bispo.” Por fim, o sacerdote agradeceu ao seu predecessor, o Padre Paulo Pires por todos os frutos deixados e aos padre Rodrigo e Marcelo que assumem a missão com ele: “Vamos juntos!”.

Imagens: Adielson Agrelos – DNI Ascom