Retiro marca o início do ano formativo do Seminário Diocesano

Um retiro entre os dias 31/01 e 03/02 marcou o início do ano formativo do Seminário Diocesano São Paulo VI. Os seminaristas estiveram reunidos na Casa de Oração Frei Jordão Mai, no bairro da Posse em Nova Iguaçu. Dom Gilson Andrade, bispo diocesano marcou presença logo na abertura, na segunda-feira (31).

O encontro teve como tema o protagonismo na santidade e foi conduzido por Dom Antônio Augusto Dias Duarte, bispo auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro. Padre Luiz André de Souza, novo reitor do seminário diocesano teve o encontro como seu primeiro compromisso oficial à frente da instituição.

Na quinta-feira (03), houve a missa de encerramento do retiro presidida por Padre Luiz André, que contou com a presença do pregador do encontro Dom Antônio Augusto e dos padres Rodrigo Albuquerque, vice-reitor do seminário, e Marcelo Souza, diretor espiritual.

Na função de pregador dos exercícios espirituais, Dom Antônio Augusto destacou as dificuldades do tempo em que vivemos e afirmou a importância dos seminaristas assumirem cada um seu protagonismo na caminhada: “Esse retiro, que os seminaristas do seminário de Nova Iguaçu fizeram logo no início do ano letivo, teve como tema o protagonismo na santidade. Que eles tenham sempre diante de seus olhos Cristo, que é o modelo a ser seguido, modelo de uma personalidade humana bem acabada, bem madura. E que esse protagonismo seja fruto da consciência na graça de Deus, mas também da própria liberdade. Sabemos que estamos num tempo muito difícil pelos desafios que o mundo nos apresenta e esses futuros sacerdotes terão a missão de dar hoje e sempre a esperança de que com Deus e dando primazia à graça de Deus, o bem pode vencer. Então, essa é a meta da qual eles saíram do retiro para serem protagonistas da própria santidade e da transformação do mundo segundo os planos de Deus.”

Imagens: Adielson Agrelos – DNI Ascom