Corpus Christi: Festa da Fé e da Tradição

O dia de Corpus Christi é a Solenidade do Corpo e Sangue de Jesus Cristo! Uma celebração do mistério da Eucaristia, instituída pelo Papa Urbano IV, no dia 8 de setembro de 1264. Por ocasião da festa, as ruas são ornamentadas para que por elas se passe a procissão com o Santíssimo Sacramento. É feito um tipo de tapete utilizando diversos materiais, como serragem, areia colorida, borra de café, sal grosso, cal, além de materiais recicláveis, por onde a procissão passará. Procissão essa que nos remete a caminhada do Povo de Deus, peregrino em busca da Terra prometida. Antes, o povo peregrino que caminhava no deserto era alimentado com o Maná. Hoje graças a instituição da eucaristia, o povo é alimentado pelo próprio Corpo e Sangue de Jesus Cristo.

No ano de 2022, a celebração do Corpo de Cristo ganhou contornos ainda mais especiais, já que com a diminuição dos casos de Covid-19, os tapetes e procissões voltaram às ruas dos sete munícipios que compõem a Diocese de Nova Iguaçu com força total, entretanto, ainda respeitando as medidas sanitárias contra a transmissão do coronavírus.

Durante a sua homilia em celebração conjunta das paróquias pertencentes ao Regional 1 na Catedral de Santo Antônio de Jacutinga, no Centro de Nova Iguaçu, Dom Gilson Andrade, Bispo Diocesano, explicou a importância de uma festa totalmente voltada a Eucaristia:

“Na sequência que foi cantada na missa nós dizíamos assim: Nosso júbilo cantemos, nosso amor manifestemos, pois, transborda o coração. É o sentido de uma festa como essa, porque talvez pudéssemos até mesmo dizer que festa da eucaristia é toda vez em que ela é celebrada, festa da eucaristia é cada domingo quando nos reunimos para celebrar o santo sacrifício do senhor, festa da eucaristia é a missa da quinta-feira santa também. Entretanto, a igreja na sua sabedoria e também na experiência mística dos santos, viram a necessidade de que no ano tivéssemos uma festa para manifestar o nosso júbilo, a nossa alegria, o nosso louvor a Deus. E, nós o fazemos participando de uma missa, numa missa mais festiva, mais solene, mas queremos também que essa nossa manifestação de fé não fique reservada apenas as quatro paredes de nossas igrejas, de alguma forma queremos também comunicar isso a cidade, as pessoas que encontramos no caminho, aqueles que não partilham da mesma fé, aqueles que talvez nem ouviram falar no que acreditamos. Por isso, faz parte desta festa e é uma tradição cultural em tantas cidades a confecção dos tapetes. ”

Confira abaixo a cobertura da Pascom com imagens da Festa por todos os Regionais da Diocese:

Regional 1
Regional 2