Diocese terá atividades para celebrar o X Encontro Mundial das Famílias em comunhão com o Papa Francisco

Nos próximos dias 22 a 26 de junho acontece em Roma o X Encontro Mundial das Famílias. Devido a pandemia da Covid-19 o evento precisou ser adiado, dessa forma, ao invés de ser realizado na abertura do Ano Família Amoris Laetitia, o Encontro marcará o encerramento das atividades em comemoração aos cinco anos da Exortação Apostólica do Papa Francisco.

O começo de tudo

O Encontro Mundial das Famílias nasceu pela vontade de São João Paulo II em 1994. Naquele ano, de fato, as Nações Unidas haviam declarado o “Ano Internacional da Família”. Também na Igreja, o Papa Wojtyla queria que o Ano da Família fosse celebrado ao mesmo tempo; o I Encontro Mundial das Famílias, foi realizado em Roma nos dias 8 e 9 de outubro de 1994. Foi promovido, como os seguintes encontros, pelo Pontifício Conselho para a Família, em 2016 o órgão do Vaticano foi suprimido e fundido com o Dicastério para o leigos, a família e a vida. Desde 1994, portanto, a cada três anos e em diferentes lugares do mundo, é realizado um Encontro Mundial das Famílias. O esquema seguido sempre foi semelhante, com um Congresso Internacional Teológico-Pastoral no início; e a conclusão, com a presença do Papa, com uma vigília e festa das famílias e com uma grande celebração eucarística final ”. O Brasil sediou a segunda edição do Encontro na cidade do Rio de Janeiro quando o Papa João Paulo II disse a famosa frase que ficou marcada para sempre no coração do nosso povo, “se Deus é brasileiro, o Papa é carioca!”.

Atividades na Diocese de Nova Iguaçu

Todas Dioceses no mundo são chamadas a estar em comunhão com o Papa Francisco, celebrando também no contexto local o X Encontro Mundial das Famílias. No Brasil a abertura será realizada no dia 22 de junho, às 18 horas em missa celebrada pelo no Santuário Nacional de Aparecida (SP) por Dom Ricardo Hoepers, bispo de Rio Grande (RS) e Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família. Também nesta próxima quarta-feira, 22 de junho cada paróquia da Diocese de Nova Iguaçu celebrará a Missa de Abertura, ocasião em que deverá ser lida e entregue a carta de Dom Gilson Andrade, bispo diocesano, às famílias da Diocese (faça o download da carta logo abaixo). Neste dia, se possível, é importante fazer

uma “festa” paroquial com as famílias. No sábado, 25 de junho, às 9 horas Dom Gilson celebrará a Missa Diocesana pelo X Encontro Mundial das Famílias na Catedral de Santo Antônio de Jacutinga. Momento de envolver todas as pastorais e movimentos ligados à família, bem como os Diáconos Permanentes, suas esposas e filhos. Neste dia será entregue um subsídio para uma ação concreta em cada grupo.

Clique aqui e faça o download da Carta de Dom Gilson Andrade às famílias da Diocese de Nova Iguaçu por ocasião do X Encontro Mundial das Famílias

Atividades na Diocese de Nova Iguaçu:

Histórico dos Encontros e suas temáticas:

– I Encontro Mundial: Roma – Itália, 1994
No contexto do Ano da Família Família: coração da civilização do amor ”

– II Encontro Mundial: Rio de Janeiro – Brasil, 1997
“A família: dom e compromisso, esperança da humanidade”

– III Encontro Mundial: Roma – Itália, 2000
No contexto do Grande Jubileu de 2000 Os filhos, a primavera da família e da sociedade

– IV Encontro Mundial: Manila – Filipinas, 2003
“A Família Cristã: Boas Novas para o Terceiro Milênio” (João Paulo II interveio através da televisão)

– V Encontro Mundial: Valência – Espanha, 2006