Conselho de Pastoral planeja atividades da Diocese e apresenta novos colaboradores

Os representantes da pastorais diocesanas e os coordenadores regionais voltaram a se reunir nesta terça-feira, 28 de junho, com a Coordenação Diocesana de Pastoral e Dom Gilson Andrade, bispo de Nova Iguaçu, no Centro de Formação de Líderes (Cenfor).

Uma Igreja viva

A pauta com muito assuntos reflete a imagem de uma Igreja viva e que começa o processo de retomada de forma mais intensa, depois de dois anos em que as atividades pastorais foram drasticamente reduzidas. Entre os principais pontos destacamos as ações da Pastoral Familiar, com o 10º Encontro Mundial das Famílias, as 2ª Jornada Mundial dos Avós e das Pessoas Idosas e a preparação para a Semana Nacional da Família. O Conselho abordou ainda o retorno da Festa do Seminário Diocesano São Paulo VI, a Romaria Diocesana ao Santuário Nacional de Aparecida (SP), Encontro Diocesano de Animação Missionária organizado pelo COMIDI, a Pastoral Bíblica e o Mês da Bíblia, o Mês de Conscientização e Valorização do Dízimo celebrado em julho pela Igreja no Brasil e o repasse do Sínodo dos Bispos 2021 – 2023.

Gente nova; nova missão!

No encontro de hoje foi apresentada a nova secretária da Coordenação de Pastoral da Diocese, a Sra. Alessandra Rodrigues, membro da Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Santa Maria, Belford Roxo que substitui a Sra. Viviane Cláudia que se desligou da Cúria Diocesana, mas segue em sua missão como membro da Paróquia São Francisco de Assis em Comendador Soares em Nova Iguaçu. Também foi apontado por Dom Gilson para o serviço de vice-coordenador de Pastoral o Padre Rodrigo Albuquerque, vice-Reitor do Seminário Diocesano São Paulo VI. O cargo estava vacante desde quando o Padre Célio Barbosa passou a assumir o Economato Diocesano em fevereiro deste ano.

Encontro marcado

A próxima atividade pastoral diocesana já tem data marcada e será no próximo sábado, 02 de julho no auditório Dom Adriano Hypólito no Cenfor, às 9 horas. O Encontro de Formação Pastoral com o tema “Análise de Conjuntura Social e Eclesial” terá a assessoria do Frei Olávio José Dotto, religioso da Ordem dos Frades Menores e assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Social Transformadora (CNBB).