“Eu lhes faço uma pergunta, quantos de vocês rezam pelos cristãos que são perseguidos?”

No próximo dia 6 de agosto será celebrada a 9ª edição do ‘Dia de Oração pelos Cristãos Perseguidos’. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) apoia a iniciativa promovida pela ACN (Ajuda à Igreja que Sofre, em inglês, “Aid to the Church in Need”) convidando toda Igreja do Brasil a participar. Para usar como reflexão e incentivo a aderirmos cada vez mais a esta iniciativa, fica nós a pergunta feita pelo Santo Padre, o Papa Francisco, “Eu lhes faço uma pergunta, quantos de vocês rezam pelos cristãos que são perseguidos? ”.

Uma triste noite

A data escolhida para ser realizado o Dia de Oração pelos Cristãos Perseguidos é uma referência à mesma noite de 6 agosto de 2014, quando milhares de cristãos fugiram da cidade de Qaraqsh no norte do Iraque, expulsos pelos extremistas do grupo Estado Islâmico. A região concentrava 25% dos cristãos do país e também reunia algumas minorias muçulmanas ameaçadas. A fuga ocorreu à noite, com milhares de pessoas caminhando pelas estradas em direção às cidades curdas de Erbil e Dohuk.

O que é Liberdade Religiosa?

A Liberdade Religiosa é um direito que todo ser humano tem de ter ou não uma religião, de mudar de religião ou crença e de viver essa religião ou crença em público ou em privado, individual ou coletivamente pela prática, ensino, culto e ritos. Esse direito está expresso no artigo 18 da Declaração Universal das Nações Unidas. Também a Igreja Católica defende o direito à liberdade religiosa, sobretudo na declaração Dignitatis Humanae.

Veja a seguir o vídeo com o relatório de Liberdade Religiosa 2021

Oração da campanha em favor dos cristãos perseguidos

(† Patriarca Caldeu Louis Raphael Sako)
Senhor Jesus Cristo, Vós nos ensinastes a rezar ao Pai em vosso nome e nos assegurastes que tudo o que pedíssemos nós receberíamos. Por isso, nos dirigimos a Vós com total confiança, vos pedimos a graça e a força de perseverar nesta tempestade, para alcançar a paz e a segurança, antes que seja tarde demais. Esta é a nossa oração e, embora pareça impossível para nós, confiamos a Vós a nossa sobrevivência e nosso futuro.
Ajudai-nos, Pai, em nome de vosso Filho crucificado e ressuscitado, Jesus, para continuarmos a trabalhar juntos; para sermos livres, responsáveis e amorosos; para encontrarmos a vossa vontade e fazê-la com alegria, zelo e coragem.
Em Caná, a Mãe de Jesus foi a primeira a notar que não havia vinho. Pela intercessão de Maria, vos pedimos, Pai, para mudar a nossa situação – como vosso Filho transformou a água em vinho – da morte para a vida.
Amém
Clique aqui para fazer o download do folder da Oração

Divulgação

O material de divulgação do Dia de Oração pelos Cristãos Perseguidos já está disponível para as paróquias da Diocese de Nova Iguaçu em seus respectivos escaninhos no Cenfor.