Formadores Diocesanos participam de encontro de atualização da OSIB

Foi iniciada na última segunda-feira (11) a Semana Nacional de Atualização dos Formadores, na cidade de Guarulhos, SP. O evento que vai até até a próxima sexta-feira (15) é oferecido pela Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB), organismo da CNBB criado em 1978, voltado para a formação do clero. Costumeiramente realizado de forma anual, o Encontro teve sua periodicidade presencial afetada no tempo alto da pandemia. A Semana faz parte de um programa de formação permanente aos formadores e sempre envolve temáticas voltadas para uma melhor constituição formativa dos presbíteros do Brasil. Esse ano a temática central é a importância dos cuidados com a saúde emocional para a formação presbiteral.

Estão reunidos cerca de cento e quarenta formadores de todo o Brasil, padres formadores, reitores e vice-reitores de seminários e institutos. A Diocese de Nova Iguaçu se faz presente no Encontro de Atualização com o Padre Luiz André de Souza (Reitor do Seminário Diocesano São João Paulo VI) e com o Padre Rodrigo Albuquerque (Vice-Reitor).

O Padre Jerônimo Batista, Presidente da OSIB, declarou a importância de se estar atento a saúde emocional no presbitério: “Dentro de tantos desafios vividos e acentuados com esta pandemia da Covid-19, vemos a necessidade de estarmos atentos a isso, entendendo a integralidade da pessoa humana. Porque só pode dar uma resposta ao Senhor, aquele que está bem para respondê-la. ”