“Espiritualidade e missão dos presbíteros em tempos de crise” foi o tema do retiro clero de Barra do Piraí – Volta Redonda pregado por Dom Gilson

Na abertura do Mês Vocacional, Dom Gilson Andrade, bispo de Nova Iguaçu, pregou o retiro do clero da Diocese de Barra do Piraí – Volta Redonda (RJ), realizado no Hotel Recanto das Hortênsias na cidade Passa Quatro, Minas Gerais.

Tempo de reforçar a unidade

Descrito pelo Código de Direito Canônico, no cânon 276 § 2. 4º, como uma oportunidade para o crescimento espiritual dos presbíteros e que serve para reforçar a unidade do clero com seu bispo, os exercícios espirituais tiveram como temática central a “Espiritualidade e missão dos presbíteros em tempos de crise”. Junto com os padres, também esteve presente no retiro, Dom Luiz Henrique da Silva Brito, bispo de Barra do Piraí – Volta Redonda.

Padre Rafael Ferreira, Chanceler do Bispado e Assessor de Imprensa da diocese do sul fluminense falou-nos sobre a experiência destes dias – “Dom Gilson desde a sua primeira meditação nos convidou a recuperarmos em nossa vida sacerdotal a dinâmica do silêncio e da adoração que na vida de muitos padres ao longo dos séculos foram fonte eficaz de inspiração e ânimo para enfrentar as vicissitudes e os desafios da vida sacerdotal. Vivemos dias intensos de oração, de reflexão e de profunda avaliação da vida, principalmente para nós que, neste ano, estamos celebrando os 100 anos de criação da nossa Diocese. Podemos então dizer que este é o Retiro do Clero no Ano do Centenário. Ocasião que nos faz olhar para trás e louvar por tudo o que já foi feito; que nos faz pôr os pés no chão do exato momento que estamos vivendo; e que nos faz olhar para frente vendo o quanto ainda temos por fazer”, disse o sacerdote.

Retiro do Clero de Nova Iguaçu

Na próxima semana, entre os dia 8 e 12 de agosto, será a vez do clero da Diocese de Nova Iguaçu realizar o seu Retiro Espiritual também na cidade mineira de Passa Quatro. Na ocasião, o condutor dos exercícios espirituais será o Arcebispo Emérito de São Salvador da Bahia, Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger, SCJ.

Veja a seguir imagens do Retiro do Clero da Diocese de Barra do Piraí – Volta Redonda