Encontro com os tesoureiros e tesoureiras das paróquias ressalta a importância de seguir em unidade na gestão dos bens da Igreja

Dando continuidade ao processo de modernização dos processos de gestão administrativa da Diocese, o Economato Diocesano promoveu neste sábado (20) o Encontro com os Tesoureiros Paroquiais e representantes das Paróquias da Diocese que participaram em grande número.

A abertura do encontro foi feita por Dom Gilson Andrade. Em sua fala o bispo de Nova Iguaçu fez um convite à unidade – “não adiantará nada se na Cúria tivermos com todos os processos renovados e atualizados e as paróquias não estiverem. Precisamos seguir um caminho de unidade na gestão dos bens da Igreja”, o bispo aproveito ainda para agradecer o empenho de todos e todas que se dedicam no exercício deste tão importante serviço.

Na sequência, Padre Célio Barbosa, Ecônomo Diocesano, ressaltou a importância do Plano Administrativo da Diocese – “Este Plano, que foi tão difundido pelo nosso querido e saudoso Padre Fernando, é de suma importância para o exercício do serviço dos tesoureiros e da forma como devemos administrar os bens da nossa Igreja. É necessário que todos leiam e compreendam o que se pede no Plano e também saibam as competências que ele designa aos tesoureiros. É claro que precisamos atualizá-lo, pois alguns processos já não são realizados como antes, mas, enquanto isso seguiremos suas orientações”, disse o padre.
Padre Célio, Ecônomo da Diocese, ressalta a importância do Plano Administrativo Diocesano.

Padre Célio ressaltou ainda a gravidade que processos mal feitos ou feitos de forma incorreta podem imputar à Igreja, para isso exibiu um vídeo com o relato do Economato da Diocese de São Mateus que, durante seis meses, teve a fiscalização por parte da Receita Federal. Continuando, o ecônomo apresentou o Sr. Leonardo Borges, responsável pelo escritório que cuidará da contabilidade da Diocese e falou sobre o novo sistema que está sendo implantado na Diocese para a Gestão Pastoral e Administrativa. O sistema foi apresentado em vídeo conferência pelo representante comercial da Thèos, William Silva.

O encontro foi finalizado com um momento de esclarecimento e partilha de experiências onde os representantes das paróquias e tesoureiros puderam expor suas dúvidas que foram respondidas pelo Padre Célio e pelo Dr. Luiz Carlos, assessor jurídico da Diocese.

Veja a seguir imagens do encontro: