Dom Gilson celebra missa de 75 anos de reconstrução da Igreja Matriz de Resende

Em 22 de agosto de 1945, a igreja de Nossa Senhora da Conceição, matriz de Resende – RJ, sofreu um incêndio com proporções terríveis para o prédio, que já havia sido afetado outras duas vezes pelo fogo, desta vez só restaram a fachada com as duas torres. Mas, a história de reconstrução foi linda e apenas dois após o trágico acidente, no dia 22 de agosto de 1947, foi celebrada uma missa, comemorando o levante positivo do prédio.

Na última segunda-feira, 22 de agosto, foi comemorada a data de 75 anos da reconstrução da Igreja Matriz de Resende e a Diocese de Nova Iguaçu se fez presente através de seu bispo, Dom Gilson Andrade, celebrante da missa festiva que fora convidado pelo Padre José Antônio Perry, pároco local.

Durante sua homilia, Dom Gilson, destacou a força e a perseverança de Monsenhor Ludovico Stanuch, que liderou de forma incansável a comunidade no processo de reconstrução do templo:

“Eu imaginava e para nós hoje não é difícil de pensar na emoção das pessoas setenta e cinco anos atrás, quando viram o milagre da reconstrução desta igreja em tão pouco tempo, já certamente na memória do povo devia ser bastante forte aquela imagem da destruição e o lamento das pessoas. Porém, Deus na sua bondade, na sua generosidade, nunca deixa seu povo desamparado, ele é capaz de suscitar no meio da Igreja, no meio das pessoas, gente como o Padre Ludovico, que movido pela paixão, por Nosso Senhor e por Nossa Senhora, pelo pouco que sei da história de Resende, a cidade se desenvolveu, cresceu em torno da paixão a Imaculada Conceição. Esse homem movido por esse amor a Cristo, a Nossa Senhora, a Igreja e ao povo de Deus, conseguiu mobilizar tantas almas generosas, tantas pessoas interessadas em reconstruir este templo”.

Ao final da celebração, Dom Gilson Andrade, recebeu uma Mo4ção de Louvor da Câmara Municipal de Resende, por sua prontidão a estar presente num momento tão importante não só para a Igreja local, mas para a cidade.

Assista a homilia de Dom Gilson e veja a cobertura fotográfica completa abaixo:

Imagens: Pascom N. S. Conceição (Resende/RJ)