“Fazei-me instrumento de vossa paz!”

No último dia 04 de outubro, celebramos o dia de São Francisco de Assis, padroeiro de duas paróquias da Diocese de Nova Iguaçu e fundador da Ordem de Santa Clara, que conta conta mosteiro em Nova Iguaçu. O santo se colocou em vida a disposição de Deus para ser instrumento da paz divina, para anunciar e levar a boa nova, é sempre muito festejado na diocese e esse ano não foi diferente.

Mosteiro de Santa Clara

Como de costume da Ordem Franciscana, na terça-feira (03), foi celebrado por padre Ricardo Nunes, Chanceler diocesano, o trânsito de São Francisco. A cerimônia representa o encerramento do mistério da vida, da morte e da ressurreição. Já na quarta-feira (04), o festejo pelo dia do santo, houve missa solene às 07:30h da manhã, presidida por Frei Luiz , Frade Emaús, pároco em São Sebastião, Austin.

Fotos: Geisa Bolsoni – Mosteiro de Santa Clara

Comendador Soares

Na paróquia do regional 2 diocesano, a festividade para o padroeiro dos animais se iniciou no dia 22 de setembro com novena e peregrinação da imagem de São Francisco de Assis. Além disso, houve o tríduo festivo em homenagem ao padroeiro, iniciado no dia 01 de outubro e festa social nos dois primeiros dias.

Para fechar a comemoração, o dia de São Francisco foi recheado de programação, iniciando como missa pela manhã presidida pelo pároco Ricardo Freitas e depois da celebração houve benção dos animais. À noite, ocorreu procissão pelas ruas do bairro e missa solene, celebrada por Dom Luciano Bergamin, bispo emérito de Nova Iguaçu.

Fotos: Redes Sociais – Paróquia São Francisco de Assis

Jardim Alzira

A paróquia situada no município de Queimados começou os festejos cedo, desde o início do mês de setembro, com noites temáticas após as missas. Entrando no mês de outubro, no primeiro dia do tríduo do padroeiro houve festa social, a Festa do Rei e Rainha. No encerramento do tríduo, Dom Luciano Bergamin celebrou a missa dos devotos.

Durante o dia do padroeiro, aconteceu adoração eucarística com pastorais e movimentos pela manhã, na parte da tarde o diácono André Lucas deu a Benção dos animais e a noite o pároco César Lino presidiu missa solene.

Fotos: Redes Sociais – Padre César Lino