Dicastério da Causa dos Santos é o penúltimo visitado pelos Bispos do Leste 1

Prosseguindo com os trabalhos do último dia da Visita Ad Limina Apostolorum, o episcopado do Estado do Rio de Janeiro, reuniu-se, no Dicastério da Causa dos Santos, às 11h15 (horário de Roma), 6h15 (horário de Brasília), cujo Prefeito é o Cardeal Marcello Semeraro. Este foi o penúltimo compromisso em Dicastérios da Cúria Romana desta Visita Ad Limina, tendo como relator Dom Tarcisio Nascentes, Bispo de Duque de Caxias e Secretário do Regional Leste 1 da CNBB.

Saudando com alegria Vossa Eminência e a todos os que integram este Dicastério, Dom Tarcisio agradeceu a generosa dedicação ao Romano Pontífice e às nossas Igrejas Particulares no que concerne às causas de beatificação e canonização. O bispo relator enfatizou que “tendo presente ser a santidade o horizonte de todo o caminho pastoral, expressamos a solicitude de nossas Igrejas Particulares em acolher os apelos pontifícios inerentes à consideração da Igreja e os seus santos”.

Dom Tarcisio ressaltou que as considerações de São João Paulo II e do Papa Francisco sobre a santidade balizam este regional, reforçando que as reflexões de São João Paulo II, em NMI 30 e 31, ressoam fortemente em nossas Igrejas Particulares.

– Na Carta Apostólica Tertio Millennio Adveniente, dirigida ao episcopado, ao clero e aos fiéis, São João Paulo II orientou a Igreja em sua preparação para o grande jubileu do ano 2000. Este Jubileu, que marcou vivamente o início deste nosso terceiro milênio, desenhava-se – na mente e no coração de São João Paulo II – como uma grande oração de louvor e agradecimento: – sobretudo pelo dom da Encarnação do Filho de Deus e da Redenção por Ele operada; – pelo dom da Igreja; – pelos frutos de santidade na vida de tantos homens e mulheres.

O prelado frisou que dar graças pelos frutos de santidade na vida de tantos homens e mulheres nos impele a “fazer a memória de nossos mártires e santos e a introduzir, sob a orientação deste Dicastério, causas de beatificação e canonização, manifestando também assim a vivacidade de nossas Igrejas locais”.

Falou ainda a respeito dos processos de canonização, no contexto do Leste 1, explicando que estes estão todos concentrados na Arquidiocese do Rio de Janeiro e são os seguintes: – Odette Vidal Cardoso (Odetinha); – Guido Vidal França Schäffer; – o casal Zélia Pedreira Abreu Magalhães e Jerônimo de Castro Abreu Magalhães; – Madre Maria José de Jesus; e Frei Nemésio Bernardi.

Concluindo sua explanação, Dom Tarcisio recordou que “o forte apelo do Papa Francisco, em sua Exortação Apostólica Gaudete et Exsultate, impele-nos e às nossas Igreja a «fazer ressoar mais uma vez o chamado à santidade, procurando encarná-la no contexto atual, com os seus riscos, desafios e oportunidades, porque o Senhor escolheu cada um de nós ‘para ser santo e irrepreensível na sua presença, no amor’ (cf. Ef 1, 4)”.

Sobre o Dicastério da Causa dos Santos

Conforme explica o Vaticano, o Papa Sixto V criou a Sagrada Congregação dos Ritos e lhe confiou a tarefa de regular o exercício do culto divino e de estudar as causas dos santos, por meio da Constituição “Immensa Aeterni Dei” do dia 22 de janeiro de 1588. Paulo VI, com a Constituição Apostólica “Sacra Rituum Congregatio” do 8 de maio de 1969, dividiu a Congregação dos Ritos, criando assim duas Congregações, uma para o Culto Divino e outra para as Causas dos Santos.

Com a mesma Constituição de 1969, a nova Congregação para as Causas dos Santos teve a sua própria estrutura, organizada em três departamentos: o Judicial, o do Promotor Geral da Fé e o histórico-jurídico, que é a continuação da Secção Histórica criada pelo Papa Pio XI no dia 6 de fevereiro de 1930.

Veja a seguir a reportagem de Luciana Martins e Paulo Junior para a Rede Vida sobre este compromisso.

Imagens e Vídeos: Luciana Martins e Paulo Junior (Rede Vida)

Colaboração: Grasiele Guimarães (Diocese de Nova Friburgo)