Senhora Aparecida: das águas ao coração do Brasil

Imagem: Pascom Nossa Senhora Aparecida (Nilópolis)

Em 1717, três pescadores ficaram responsáveis pelos peixes que seriam servidos no banquete oferecido a Dom Pedro de Almeida e Portugal, o Conde de Assumar, que a época também era o Governador da Província de São Paulo e Minas Gerais, e estaria entre os dias 17 e 30 de outubro visitando a região Vila de Santo Antônio de Guaratinguetá.

A missão foi mais dura que o imaginado para João Alves, Felipe Pedroso e Domingos Garcia, os pescadores. Foram muitas tentativas e nada, até que tiraram das águas escuras do Rio Paraíba uma imagem de Nossa Senhora, vinda nas redes em dois pedaços: primeiro o corpo e, em seguida, rio abaixo, a cabeça. Após colocar a imagem no barco, os pescadores vivenciaram a ação da Mãe de Deus, pois nada haviam pescado até aquele momento e daí em diante encheram as redes de peixes.

Antes de entregarem os peixes, levaram as partes da imagem a Silvana da Rocha Alves, esposa de Domingos, irmã de Felipe e mãe de João, que as uniu com cera e a colocou num pequeno altar na casa da família, agradecendo a Nossa Senhora o milagre dos peixes. A partir disso, todos os sábados, os moradores da região passaram a se reunir ali para rezar o terço e cantarem a ladainha. Nascendo ali uma devoção nacional, na qual todos os anos celebramos o dia 12 de outubro, como o dia da PADROEIRA DO BRASIL, NOSSA SENHORA APARECIDA.

Na Diocese de Nova Iguaçu, três paróquias são dedicadas a Nossa Senhora Aparecida: no bairro da Grama, em Nova Iguaçu; em Jardim Gláucia, Belford Roxo; no centro do município de Nilópolis. As três paróquias estão a pleno vapor em seus festejos e amanhã, dia da padroeira, será um feriado muito movimentado e de muita alegria pela solenidade da Mãe do Brasil.

Jardim Gláucia

Foto:1° corrida da padroeira – Pascom Nossa Senhora Aparecida Jardim Gláucia

Na paróquia do regional VI, as celebrações para a padroeira começaram no dia 27 de setembro, quando foi dado início ao Dozenário que ocorreu até o dia 07 de outubro. No domingo (08), houve festa social e a 1° corrida de rua da padroeira. A partir do dia 09, foi dada abertura ao tríduo com as missas celebradas sempre às 19 horas. Além disso, no próximo domingo (16), haverá almoço festivo e show de prêmios.

Amanhã, serão cinco missas no decorrer do dia, além de carreata, procissão e o santo terço. Confira abaixo a programação completa:
05h30: Alvorada
06h: Missa com padre Luciano Adversi (pároco)
07h: Missa com Dom Luciano Bergamin (bispo emérito de Nova Iguaçu)
09h: Carreata
10h: Missa das crianças com padre Paulo Pires (paróquia São Pedro e São Paulo)
12h: Missa com padre Porfírio (vigário paroquial)
15h: Santo Terço
16h: Procissão e Missa Solene

Endereço: Rua Júlio César, 177 – Jardim Gláucia, Belford Roxo – RJ

Grama

Foto: Show de prêmios e noite dançante – Pascom Nossa Senhora Aparecida da Grama

Em Nova Iguaçu, mais precisamente no bairro Grama, a paróquia pertencente ao regional IV, deu pontapé inicial nas honrarias a sua padroeira no dia 01 com o novenário. No último sábado (08), a paróquia organizou um grande show de prêmios e uma noite dançante.

Para amanhã, estão sendo preparadas duas missas, alvorada festiva, procissão, café da manhã e festa social.

Confira abaixo a programação completa:
05h: Alvorada Festiva
06h: Missa com a benção do santíssimo com padre Ivo Gomes (pároco) e café dos devotos
07h30: Procissão com a participação de um grupo de ciclistas (concentração na paróquia São Miguel Arcanjo)
10h: Missa Solene com Dom Luciano Bergamin (bispo emérito de Nova Iguaçu)
12h: Tarde festiva com música ao vivo

Endereço: Rua Belisário Pena, 161 – Grama, Nova Iguaçu – RJ

Nilópolis

Foto: 7° dia de novena com participação do setor juventude – Pascom Nossa Senhora Aparecida de Nilópolis

A matriz paroquial que fica na principal avenida do município, abriu as homenagens a sua padroeira no dia 03 com a abertura da novena. De lá para cá, houveram bailes dançantes nos dias 07, 08 e 09, com as bandas Donna Velha, Aeroporto e Rio Postal, respectivamente. Nesta terça-feira (11), véspera de feriado e do dia da padroeira haverá show do grupo Nosso Brilho, a partir das 20 horas no palco externo na avenida Mirandela e na quadra interna haverá a Noite do MPB.

O dia da padroeira terá dez missas no decorrer do dia, além de procissão luminosa pelas ruas do centro da cidade e adoração ao santíssimo. Confira abaixo a programação completa:
06h: Missa
07h: Missa