“Viva a Mãe de Deus e nossa!” Padroeira do Brasil foi festejada em todo o território diocesano

Foto: Pascom N. S. Aparecida (Jd. Gláucia)

A Senhora Aparecida foi muito festejada nas três paróquias a ela dedicadas na Diocese de Nova Iguaçu. Os bairros da Grama em Nova Iguaçu, Jardim Gláucia em Belford Roxo e Centro de Nilópolis onde estão as matrizes das paróquias que tem Nossa Senhora Aparecida como padroeira realizaram uma intensa preparação ao longo dos últimos dias com novenários, momentos devocionais, procissões, carreatas, almoços para homenagear à Mãe de Deus.

Além das três igrejas paroquiais, outras 24 comunidades são dedicadas à Rainha e Padroeira do Brasil nos 7 municípios que compõem o território diocesano, mostrando como a devoção a Mãe Aparecida está no cerne do nosso ser católico.

Dom Luciano Bergamin, bispo emérito de Nova Iguaçu, celebrou logo pela manhã nas paróquias do Jardim Gláucia, às 7h, e na Grama, às 10h. Nesta segunda celebração o bispo fez um convite aos fiéis a “voltarem no tempo” e juntos irem até o ano de 1717, o início de tudo e, fazendo um recorte histórico da época, elucidou aos fiéis sobre as divisões já presentes em nossa sociedade naquela época – “era um Brasil dividido, quebrado, entre o grupo a elite portuguesa que mandava e desmandava e uma multidão, sobretudo, de filhos e filhas de Deus que eram oprimidos e escravizados”. E completou, dizendo:

“Maria não suporta divisões. Maria, como Jesus, não aceita desigualdades escandalosas. Maria quer que todo mundo viva incluído e bem incluído na sociedade. Ninguém excluído. Maria quer um Brasil unido”, exortou, Dom Luciano.

Na cobertura das festas feita pela Pastoral da Comunicação das paróquias e possível ver tamanha beleza e empenho do povo de Deus. Todas as equipes pastorais terminaram as festas falando sobre o mesmo sentimento de gratidão. No Jardim Gláucia os Padres Luciano e Porfírio e o Diácono José Vilanova; na Grama o Padre Ivo Gomes e o Diácono Carlos André; e em Nilópolis, a equipe pastoral, representada pelo pároco e guadião, o Frei Vanderley Grassi, OFM, se dirigiram aos organizadores e coordenadores com essas palavras – “A palavra é gratidão! Em nome dos frades, da comissão de festa da comunidade matriz que agradecer a todos que tornaram tudo isso possível. Muita gratidão aos que trabalharam e contribuíram para realizar está linda Festa. Gratidão também por todos que participaram e puderam contribuir com suas orações, preces e pedidos. Que Nossa Senhora Senhora Aparecida interceda por cada um de nós!”, disse o religioso.

Veja algumas imagens do Dia de Nossa Senhora Aparecida nas três paróquias a ela dedicas na Diocese de Nova Iguaçu:
  • Jardim Gláucia, Belford Roxo/RJ:
  • Grama, Nova Iguaçu/RJ:
  • Centro, Nilópolis/RJ:

A cobertura completa você confere diretamente nas redes sociais da Paróquias, clicando nas imagens abaixo:

Cobertura fotográfica: Pascom