Teve início na última sexta-feira (11), o 18º Congresso Eucarístico Nacional, na Arquidiocese de Olinda e Recife, Pernambuco. O evento foi aberto com missa presidida pelo entrevistado da Revista Caminhando na Seção Página Azul de novembro, o bispo emérito de Leiria-Fátima, diocese portuguesa, cardeal António Augusto dos Santos Marto – representante do Papa Francisco no congresso, no Centro de Convenções de Pernambuco.
O evento que tem como tema, “Pão em todas as mesas”, e lema: “Repartiam o pão com alegria e não havia necessitados entre eles”, (At 2,46) tem em sua programação conferências e oficinas, no período da manhã, e duas catequeses públicas na parte da tarde nos principais pontos das duas cidades.
A Arquidiocese de Olinda e Recife, anfitriã pela segunda vez do Congresso Eucarístico Nacional, acolhe nesta edição mais de 180 bispos e arcebispos de todo o Brasil, entre eles o bispo de Nova Iguaçu, Dom Gilson Andrade. Os epíscopos, neste domingo, tiveram a missão de celebrar a Primeira Eucaristia para cerca de 3.000 crianças. As solenidades ocorreram nas 148 paróquias e três áreas pastorais da arquidiocese.
Coube a Dom Gilson celebrar a Primeira Comunhão a quarenta e três crianças, na paróquia Santa Rita de Cássia, no bairro de Timbi, cidade de Camaragibe. Por lá, o bispo de Nova Iguaçu foi recebido pelo pároco padre Walter Lima.
O 18º Congresso Eucarístico Nacional segue até amanhã (15) e está sendo organizado pela Arquidiocese de Olinda e Recife, em parceria com o Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos bispos do Brasil (CNBB).
Fotos: Marielly Florencio – Paróquia Santa Rita de Cássia (Camaragibe)