Sínodo e 3º Ano Vocacional do Brasil são os destaques do segundo dia da 20ª Assembleia Regional

O Centenário das Dioceses de Barra do Piraí – Volta Redonda e Campos dos Goytacazes, além dos 20 anos de criação da Administração Apostólica Pessoal de São João Maria Vianney foram celebrados neste segundo dia da 20ª Assembleia do Regional Leste 1 – CNBB durante a celebração da santa missa presidida por Dom Luiz Henrique e concelebrada por Dom Roberto Francisco e Dom Fernando Rifan.

Que Igreja queremos ser?

Em sua homilia, o bispo de Barra do Piraí – Volta Redonda, recordou a intenção primordial celebrada, a Festa da Dedicação das Basílicas de São Pedro e São Paulo Fora dos Muros – “recordo que no último mês tivemos a graça de, como bispos, estarmos nessas Igrejas por ocasião da Visita Ad Limina Apostolorum. Tempo de graça que foi estar ali junto ao túmulo dos Apóstolos Pedro e Paulo e na presença do Santo Padre, o Papa Francisco”. E falando sobre a Liturgia da Palavra, Dom Luiz recordou da missão da Igreja que é o foco que a Assembleia Regional tem buscado nestes dias – “O grande desafio de ser Igreja no mundo é levar o conforto e a esperança, principalmente neste tempos pandêmicos. A nossa experiência com o Senhor e a sua Palavra possui dois aspectos: doce, mas exigente, ou seja, amargo pelas dificuldades e perseguições que enfrentamos. E como a Igreja tem sido perseguida nestes tempos”. O bispo concluiu sua exortação interrogando os presentes sobre o que o Espírito diz as nossas Igrejas hoje, principalmente neste tempo de Centenário das Dioceses de Barra do Piraí – Volta Redonda e Campos dos Goytacazes – “que possamos ser espaço de oração. Não uma oração qualquer e puramente sentimental. Mas uma oração que gera comprometimento e que seja espaço de encontro, de partilha e de aprofundamento da fé”, concluiu.

Sínodo no Regional

Os trabalhos no Plenário do Centro de Estudos do Sumaré foram iniciados com a apresentação da intitulada “Síntese das Sínteses”, ou seja, uma Síntese do Processo Sinodal das Dioceses que compõem o Regional Leste 1 que foi elaborada e apresentada pelos Coordenadores Diocesanos de Pastoral com o intuito de elaborar um Documento da Igreja no Estado do Rio de Janeiro com pistas de ação pastoral. A introdução geral foi realizada pelo Padre Alcindo Martins Milena que apresentou a “interrogação fundamental”, ou seja, o início da Síntese da Caminhada Sinodal feita até aqui.

– 1. Acompanhantes no Caminho: Padre Alexander de Brito / Padre Luiz Henrique Veridiano (Diocese de Petrópolis)

– 2. Escutar: Padre Alexandre de Albuquerque (Diocese de Nova Friburgo)

– 3. Falar: Cônego Cláudio dos Santos (Arquidiocese do Rio de Janeiro)

1. Celebração: Padre Claudiomar Souza (Administração Apóstolica)

– 5. Partilhar a responsabilidade pela nossa Missão comum: Padre José Eduardo M. Lima (Diocese de Itaguaí)

– 6. Diálogo na Igreja e na sociedade: Padre Paulo Sérgio (Diocese de Barra do Piraí – Volta Redonda)

– 7. Ecumenismo: Padre Ricardo Barbosa (Diocese de Nova Iguaçu)

– 8. Autoridade e Participação: Padre Wallace Dahan (Arquidiocese de Niterói)

– 9. Discernimento e Decisão: Padre Walas Maciel / Padre Fabrício (Diocese de Campos dos Goytacazes)

– 10. Formar-nos na sinodalidade: Padre Welder Carvalho / Padre José Antônio (Diocese de Valença)

Acesse aqui as sínteses e apresentações realizadas pelos Coordenadores de Pastoral

Grupos propõem pistas de ação

Na retomada dos trabalhos na parte da tarde, Irmã Edilene Ferreira Reis, religiosa da Congregação das Franciscanas de Nossa Senhora do Amparo palestrou sobre o 3º Ano Vocacional do Brasil que será aberto neste domingo, 20 de novembro de 2022 e vai até o dia 26 de novembro do próximo ano, tendo como tema central “Vocação: Graça e Missão – Corações ardentes, pés a caminho (cf. Lc 24,32-33)”. Na sequência os participantes da Assembleia realizaram um trabalho em grupo sobre a síntese do Regional apresentada pelos Coordenadores de Pastoral, propondo pistas de ação para o 3º Ano Vocacional e para a aplicação do Sínodo nas Dioceses.

Uma pausa para oração

Dom Célio Calixto presidiu a oração vespertina com Adoração ao Santíssimo Sacramento, entregando ao Senhor todos os trabalhos da Assembleia e, após o jantar, os grupos retomaram ao plenário para a apresentação das propostas sugeridas ao longo dos trabalhos da tarde. Essas propostas serão sintetizadas e enviadas às Dioceses como Pistas de Ação da 20ª Assembleia do Regional Leste 1 – CNBB.

Veja a cobertura completa do segundo dia da 20ª Assembleia do Regionalo Leste 1 – CNBB

Imagens: Adielson Agrelos / Ascom Leste 1 – CNBB