Viva Cristo Rei! Uma celebração para aquecer os corações e confirmar a unidade diocesana

0
731

O Dia Nacional do Laicato, comemorado na Solenidade de Cristo Rei, voltou a ser celebrado pela comunidade diocesana após um grande hiato por conta da pandemia da Covid-19, em missa realizada na tarde deste domingo (20), no Instituto de Educação Santo Antônio (IESA) em Nova Iguaçu.

Além de valorizar o ministério e missão dos Leigos e Leigas, a celebração eucarística foi um marco importante para a nossa Igreja Diocesana, uma vez que também foram abertos os trabalhos da Assembleia Diocesana de Pastoral 2022-2023 e as atividades do 3º Ano Vocacional do Brasil que será finalizado no dia 26 de novembro de 2023.

O Povo de Deus, saudoso de se encontrar e festejar em comunhão, atendeu ao chamado e lotou a quadra do Colégio das Irmãs desde o início da tarde. Animados pela equipes de liturgia e do Serviço de Animação Vocacional (SAV), rezaram pelas Vocações, enquanto entoavam louvores ao Senhor e se preparavam para a celebração da santa missa que contou com a presença de Dom Gilson Andrade que estava acompanhado por todo o clero diocesano e por Dom Luciano Bergamin, CRL, nosso querido bispo emérito.

Durante a sua homilia o bispo de Nova Iguaçu exaltou a celebração de Cristo Rei e a forma como Nosso Senhor exerce o seu reinado:

“Estamos aqui celebrando Cristo Rei, Cristo é rei de uma forma única, ele está à frente pois é o princípio, é o primeiro, é o primogênito, ele é o único que pode dar sentido à vida em qualquer circunstância. O que nos garante em sua missão a herança do reino eterno, que tem seus inícios, sua presença, no mundo em que vivemos. Ele conquistou na Cruz a humanidade e essa humanidade tem o nome, o seu nome. Por isso, hoje a narrativa da cruz, porque ali foi o lugar, ali o modo que Nosso Senhor escolheu para reinar, tão diferente da nossa concepção de reino. O seu trono é humilde, é a manjedoura”, disse, Dom Gilson.

Corações ardentes!

Para deixar fixada a abertura do 3° Ano Vocacional do Brasil, o Padre Rodrigo Albuquerque, Coordenador Diocesano do SAV, deixou claro que a Diocese terá um grande engajamento ao longo de todo o seu percurso, com uma extensa programação de atividades. E o primeiro compromisso já está marcado para o próximo dia 10 de dezembro, o Encontro Vocacional que será realizado no Seminário Diocesano São Paulo VI. – “Você jovem que sente o chamado ardendo no seu coração, não deixe de participar conosco. Todo assembleia também tem um compromisso neste ano que é rezar pelas vocações. Nosso bispo, desde que chegou em nossa Diocese, vem insistindo na necessidade de criarmos uma cultura vocacional. Sendo assim, vamos juntos, antes de todas as missas e celebrações, rezar para que o Senhor da Messe envie cada vez mais operários para a sua Igreja”, disse Padre Rodrigo, enquanto convidava os presentes a rezarem a Oração Vocacional que foi distribuída aos fiéis na chegada ao IESA.

Mas antes do encontro vocacional no Seminário Diocesano, Dom Gilson ordenará dois novos padres, no que podemos dizer ser um gesto concreto do Ano Vocacional. Os Diáconos André Lucas e José Vilanova receberão a Ordenação Presbiteral no próximo dia 03 de dezembro, às 9h na Catedral de Santo Antônio de Jacutinga. Durante a Missa Diocesana de Cristo Rei, o bispo diocesano aproveitou o momenro para que os fiéis também pudessem rezar por esse dois filhos.

O 3º Ano Vocacional da Igreja no Brasil será celebrado de 20 de novembro de 2022 a 26 de novembro de 2023. A iniciativa comemora os 40 anos do primeiro ano temático dedicado à reflexão, oração e promoção das vocações no país e traz como tema “Vocação: Graça e Missão”, que se fundamenta na afirmação de que “a vocação aparece realmente como um dom de graça e de aliança, como o mais belo e precioso segredo de nossa liberdade”, conforme o Documento Final de nº 78.

Sigamos caminhando juntos

Além do Ano Vocacional, a Diocese de Nova Iguaçu começou a trilhar com a missa deste domingo mais uma edição da sua Assembleia Diocesana, Padre Ricardo Freitas, Coordenador de Pastoral, explicou como se dará o processo e pediu unidade, empenho e participação das comunidades ao longo do processo, lembrando que a Igreja é Sinodal e que precisamos participar e assumir o protagonismo, principalmente no momento em que iremos definir os caminhos da Diocese. Dessa forma, todos são chamados a participar ativamente, respondendo aos questionário e se fazendo presente nos momentos de decisão e consulta.

A Assembleia Diocesana ocorre a cada três anos, esta edição acontece excepcionalmente quatro anos após a realização da última Assembleia para que seja feita a adequação às Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil.

As Assembleias Diocesanas sempre se pautaram pela participação do Povo de Deus presente em todas instâncias diocesanas, neste sentido estamos agora no que denominamos o tempo das comunidades e paróquias. Posteriormente, se passará ao tempo dos Regionais, que farão uma síntese das repostas do questionário enviado às comunidades, pastorais e movimentos. Estas sínteses serão enviadas à Coordenação de Pastoral, que irá convocar a equipe diocesana de preparação da assembleia, para assim com base nas respostas dos regionais, elaborar um documento de orientação das ações pastorais, para os próximos três anos na Diocese de Nova Iguaçu.

10 pulinhos!

Famoso pelos pulinhos, nosso bispo emérito foi pego de surpresa. Dom Gilson ao final da celebração recordou que não pode haver celebração diocesana sem os famosos “pulinhos” e pediu que Dom Luciano dirigisse uma palavra aos fiéis. – “Essa celebração foi nota 10! Então nada melhor do que darmos 10 pulinhos, demonstrando nossa gratidão e alegria ao Senhor!”

Veja a cobertura completa da Missa Diocesana de Cristo Rei

Imagens:

  • Galeria 1: Adielson Agrelos / DNI – Ascom
  • Galeria 2: Valéria Leone / DNI – Pascom