Nesta quinta-feira, 1° de dezembro, Dia Mundial da Luta Contra a Aids, agentes da Pastoral da AIDS realizaram ação de conscientização na Catedral de Santo Antônio de Jacutinga, no Centro de Nova Iguaçu. Foram entregues panfletos contendo informações de prevenção e desmitificando preconceitos.
Amanhã, sexta-feira (2), Dom José Francisco, presidente do Regional Leste 1 da CNBB, que a Diocese de Nova Iguaçu faz parte, receberá Moção de Aplausos na Câmara Municipal de São Gonçalo, pela atuação da Pastoral da AIDS, da qual ele é o referencial no regional.
A Campanha Nacional de Prevenção ao HIV/Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis surgiu em 1988, criada pela ONU. Já em 1991, a fitinha vermelha surgiu através de artistas de Nova York, como lembrança da luta contra o HIV e transmitir compreensão, solidariedade e apoio a quem vive com o vírus. No país, criado em 2017, o Dezembro Vermelho é uma campanha de mobilização nacional para a prevenção ao vírus HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis.
HIV é a sigla em inglês para o Vírus da Imunodeficiência Humana, já a AIDS é a síndrome da imunodeficiência adquirida. Dependendo da carga viral a pessoa com HIV pode desenvolver essa síndrome, que enfraquece o sistema imunológico deixando-o mais suscetível a doenças de todo tipo.
Hoje existem medicamentos que permitem a pessoa com HIV praticamente neutralizar o vírus, impedindo a multiplicação em seu organismo. Deste modo, desenvolvimento não desenvolve a AIDS, nem tem a carga viral para transmitir o vírus.