“Um padre não se improvisa”. André Lucas e José Vilanova são ordenados por Dom Gilson na Catedral

No último sábado (03), a Diocese de Nova Iguaçu passou a contar com mais dois sacerdotes em seu clero, os Padres José Vilanova e André Lucas, que foram ordenados em celebração eucarística presidida por Dom Gilson Andrade, bispo de Nova Iguaçu, na Catedral de Santo Antônio de Jacutinga, no centro de Nova Iguaçu.

Dom Gilson em sua homilia saudou a todos os presentes, mas deu atenção especial a juventude, citando o 3° Ano Vocacional do Brasil: “Uma saudação esperançosa aos jovens que estão aqui, entrando vi muitos rostos jovens, essa é também uma festa de juventude, pois nesse ano vocacional estamos vendo que o chamado é para todos e é na juventude que fazemos as escolhas importantes, como André Lucas e José, hoje estão selando a escolha que um dia Deus os colocou no coração. Minha saudação aos dois que aqui estão, que se deixaram guiar pelo Espírito Santo, em seu agir através da Igreja.”

O Bispo de Nova Iguaçu ressaltou também a importação da formação do padre, juntamente com a sua missão após receber o Sacramento da Ordem:

Um padre não se improvisa, é como uma gestação, pois aquele homem quando se torna padre deve ser um homem novo, que se deixa transformar pela unção de Deus, pela ação de Deus para ser Cristo, que se doa aos seus irmão e as suas irmãs.

Importa que ele cresça

Agora padre, André Lucas Cabral tem 27 anos, é nascido em Belford Roxo, criado no bairro de Santa Amélia, oriundo de uma família católica e engajada em sua comunidade, São José Operário, filho do seu pai Mauri e da senhora Eliane, irmão de Juliana Maria e João Marcos. Antes de seu ingresso no seminário, cursou licenciatura em matemática, entretanto, seu chamado vocacional foi mais forte e o sim ao trabalho pastoral foi natural.

Padre André Lucas, a partir de fevereiro de 2023 será vigário geral na paróquia São Simão, no bairro Lote XV, em Belford Roxo, em suas primeiras palavras como padre ressaltou que está a serviço do Deus e do crescimento de seu reino: “Importa que ele cresça, este foi o lema que escolhi para guiar meu ministério sacerdotal e é com muita alegria que quero louvar a Deus, pois o que importa é que o Senhor cresça e que diminua para seu crescimento na vida de tantas pessoas.”

Permanecei em mim

Cearense de 34 anos, José Vilanova foi criado na cidade de Angra dos Reis – RJ, filho do Seu Raimundo e da Dona Maria e irmão de Antônia, Antônio, Francisco, Marcolino e Romário. Vilanova é formado em Gastronomia, diz que ama cozinhar, entretanto afirma que não se sentia completo na cozinha e que só ao retomar a caminhada no seminário, após ter dado uma pausa se sentiu completo.

O sacerdote José Vilanova foi designado para ser vigário da Catedral de Santo Antônio de Jacutinga, a partir de fevereiro de 2023,a ser  agradeceu a cada pessoa que fez parte de sua caminhada de formação: “Sou grato a cada irmão e irmã da nossa amada Diocese de Nova Iguaçu, que se empenhou durante esse tempo de formação, que se empenha ainda pela formação de sacerdotes em nossa diocese. Além da minha gratidão, a minha oração e saibam que meu sacerdócio será a serviço do povo de Deus e usarei todos os meus dias por vocês, peço orações pelas vocações e que as motivem em suas paróquias”.

Assista a homilia de Dom Gilson Andrade e veja a cobertura fotográfica da Ordenação Presbiteral

Imagens: Júlio Gomes – Pascom N. S. Fátima e São Jorge

Imagens: Letícia Goulart – Pascom São Pedro e São Paulo (Paracambi)

Imagens: Valéria Leone – Pascom DNI