Exposições na Casa de Cultura marcam o bicentenário da Estrada Real do Comércio e da Independência do Brasil

Dom Gilson de Andrade visitou na tarde desta sexta-feira (30) as exposições “Estrada Real do Comércio”,  “Pesos & Medidas – Artes & Ofícios” e “Viajantes estrangeiros na Baixada Fluminense no século XIX” no Complexo Cultural de Nova Iguaçu – Casa de Cultura Ney Alberto. A sua visita do bispo de Novsa Iguaçu foi acompanhada e guiada pela historiador Marcus Monteiro, Secretário Municipal de Cultura de Nova Iguaçu.

O secretário de cultura explicou que – “as exposições “A Estrada Real do Comércio. Iguassú – Vale do Paraíba – Minas: 1822 – 2022” e “Pesos & Medidas, Artes & Ofícios, a vida comercial na Vila Iguassú”, inicialmente iriam até novembro, mas foram estendidas até fevereiro de 2023 e ainda passaram a contar com o reforço da exposição “Viajantes estrangeiros na Baixada Fluminense no século XIX”,” ressaltou. Desde o dia 25 de novembro, acontecem em comemoração ao bicentenário da Independência do Brasil e também da conclusão da abertura da Estrada Real do Comércio. Contando assim uma parte importante da história da cidade também, visando transportar e levar as pessoas para uma imersão ao século XIX, época em que foi construída a Estrada Real do Comércio e a Vila Iguassú, antigo centro comercial da cidade.

“Gostaria de ter estado presente já na noite de abertura das exposições, realizadas pela prefeitura de Nova Iguaçu, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. Na ocasião pedi ao ao Padre Luiz André de Souza, Assessor Diocesano para os Bens Culturais e Artes Sacras que pudesse representar nossa Diocese que, também empresta duas imagens do seu patrimônio à Exposição, as imagens de Sant’Ana das Palmeiras e Nossa Senhora da Piedade (a mesma que ficava no altar principal da igreja de Iguaçu Velho)”, disse Dom Gilson.

Padre Luiz André de Souza apreciando a exposição

Durante a abertura da Exposição Padre Luiz André agradeceu pela bela mostra oferecida ao povo iguaçuano – “nossa gratidão a Secretaria de Cultura de Nova Iguaçu, a prefeitura da cidade e a todos os outros membros envolvidos, por estarem resgatando a história do nosso município, principalmente, em âmbito nacional. Por fazerem esse trabalho de resgate histórico, valorização dos acervos culturais de Nova Iguaçu”, disse.

Local: Complexo Cultural de Nova Iguaçu – Rua Getúlio Vargas, 51.
Funcionamento: De terça à sábado, de 10h às 17h.
Entrada franca.