Nota de Pesar pelo falecimento de S.S. Papa Emérito Bento XVI

Com imenso pesar recebemos nesta manhã de 31 de dezembro, a notícia do falecimento do Papa Emérito, Bento XVI.

Fiel ao seu lema episcopal procurou até o fim, com humildade extrema, ser simplesmente um “cooperador da verdade”. Como luz, brilhou em meio às trevas deste nosso tempo através da sua pregação e da sua vida. Nos últimos anos, de maneira silenciosa, seguiu o seu serviço à Igreja no escondimento e na oração, oferecendo a vida com Cristo pela Igreja e pelo mundo.

Convido a todos os fiéis da Diocese de Nova Iguaçu que, unidos ao Papa Francisco, como filhos e filhas que fomos do Papa Bento XVI, ofereçamos a Deus sufrágios por sua alma e acompanhemos com devoção pelos meios de comunicação a celebração de suas Exéquias. O corpo do Papa Emérito estará na Basílica de São Pedro a partir de segunda-feira, 02 de janeiro de 2023, para a saudação dos fiéis e os ritos fúnebres serão presididos pelo Papa Francisco na Praça de São Pedro na próxima quinta-feira, 05 de janeiro, às 5h30 (horário de Brasília).

Agradeçamos a Deus por ter dado ao seu Povo tão exímio e dedicado Pastor. Particularmente lhe sou grato por ter me chamado ao episcopado em 27 de julho de 2011 e por ter me guiado nos primeiros passos desta missão. Acompanhemos também o Papa Francisco com a nossa oração neste momento de separação daquele que, como recentemente disse, “sustentava no silêncio a Igreja”.

Que Nossa Senhora, a quem o Papa Bento XVI tinha particular devoção, seja também para ele “Porta do Céu” e que o Senhor da messe o recompense com o prêmio reservado aos seus servos bons e fiéis.

Dom Gilson Andrade da Silva
Bispo de Nova Iguaçu (RJ)