Missa celebrada por Dom Luciano, marca os 190 anos da fundação de Nova Iguaçu

Neste domingo, 15 de janeiro, foi comemorado 190° aniversário da cidade de Nova Iguaçu. Como parte dos festejos foi celebrada a santa missa que foi presidida pelo Bispo Emérito de Nova Iguaçu, Dom Luciano Bergamin, e concelebrada pelo Vigário-Geral da Diocese, o Padre Max de Jesus, às 10 horas da manhã, na Catedral de Santo Antônio de Jacutinga.

A celebração eucarística contou com a presença de figuras ilustres da cidade e representantes do Poder Público das esferas municipal, estadual e federal, que foram acolhidos pelo Padre Rodrigo Mota, pároco da Catedral. Dom Luciano também dirigiu às autoridades, assim como todos os munícipes uma saudação em sua homilia. O bispo emérito também exaltou a dádiva e a responsabilidade de, como cristãos, sermos testemunhas do Reino de Deus:

Todos nós somos chamados a sermos testemunhas de Jesus, somos nós João Batista no mundo de hoje, aqui em Nova Iguaçu, em nossa Baixada Fluminense, em nosso país. Ser testemunha de Jesus, como diz o Papa: Conhecer Jesus é o maior presente da vida! Disse, Dom Luciano.

Dom Gilson Andrade, bispo de Nova Iguaçu, não pode estar na celebração, já que es tava em compromisso fora do Estado, mas enviou sua mensagem ao povo iguaçu, que foi lida durante a missa pelo Padre Max e você pode ler na íntegra abaixo:

Dom Luciano, obrigado por presidir a celebração do aniversário da cidade de Nova Iguaçu nesta manhã de domingo.
Transmita a minha saudação ao clero, às autoridades e ao povo presente.
Ao rendermos graças pelos 190 anos da amada cidade de Nova Iguaçu, quero me unir na oração a todos aqueles e aquelas que se alegram com as festividades e também com os que sofrem para que não lhes falte a nossa solidariedade.
Que Deus abençoe as nossas autoridades e a todo o povo da cidade para que, a exemplo dos grandes iguaçuanos que marcaram a história da cidade nestes 190 anos, nos empenhemos para a construção de uma cidade cada vez mais humana e fraterna, onde as desigualdades sociais sejam enfrentadas com determinação para amenizar o sofrimento dos menos favorecidos e o bem comum prevaleça sobre todos os outros interesses.
Como Igreja queremos continuar contribuindo, através da nossa missão, para a realização desse sonho de um mundo conforme o querer de Deus.
Deus abençoe a todos e parabéns  a Nova Iguaçu pelos seus 190 anos! Deus abençoe a todos!

Ao final da celebração dois momentos de forte emoção marcaram ainda mais o domingo festivo. No primeiro deles a Orquestra da AVICRES, formada por crianças e adolescentes assistidos pela Instituição executaram duas músicas, arrancando aplausos e lágrimas dos presentes. E, encerrando aquela manhã, todos cantaram acompanhando a cantora iguaçuana Fernanda Morais que entoou o hino da cidade.

Hoje feliz,
Com teu rico alvorecer,
Com teu progresso e beleza,
Fiz consulta a natureza,
És grande desde o nascer!

(Trecho do Hino de Nova Iguaçu)

Veja imagens da Missa pelos 190 anos da fundação da cidade de Nova Iguaçu:

Imagens: Valéria Leone – Pascom DNI