Padre Rodrigo Mota apresenta brasão da Catedral Diocesana aos fiéis

0
1284

Neste domingo (05), o pároco da Catedral de Santo Antônio de Jacutinga, padre Rodrigo Mota, apresentou o brasão da paróquia durante celebração eucarística na própria catedral.

O pároco demonstrou muito entusiasmo com o símbolo e aquilo que representa ao falar para os fiéis presentes:

 

Hoje temos a alegria de apresentar o Brasão da nossa Catedral, da nossa paróquia de Santo Antônio de Jacutinga. Foi preparado com muito carinho, para que agora possa ser o símbolo que representa a nossa caminhada, a nossa paróquia, sobretudo, nos documentos oficiais da nossa paróquia/catedral.

Simbologia do Brasão

Padre Rodrigo também detalhou toda a simbologia do brasão para os fiéis presentes: “A cruz processional, presente também no brasão diocesano, representa a comunhão da paróquia com o Bispo e toda Diocese. A cor marrom faz referência ao hábito de Santo Antônio, que pertencia a Ordem Franciscana. O cesto de pãezinhos simboliza a Catedral como Igreja Mãe de nossa diocese sendo sinal de unidade, comunhão e missão. Os seis pãezinhos representam as seis comunidades que formam a paróquia, e recordam também o milagre dos pães atribuído a Santo Antônio. A cor azul representa a Virgem Maria da qual Santo Antônio foi grande devoto. O coração traspassado por sete espadas caracteriza a co-padroeira sob título de Nossa Senhora da Piedade. O livro aberto evoca a Palavra de Deus fonte da pregação de Santo Antônio. Sobrepostas sobre ele as letras alfa e o ômega, representam o Cristo como princípio e fim de tudo (Ap 22,13). “A palavra é viva quando são as obras que falam. Cessem, portanto, os discursos e falem as obras “. (Dos Sermões de Santo Antônio de Pádua, presbítero (I.226) (Séc.XII)). O brasão é ladeado pelos lírios que nos recordam à castidade, pureza e obediência. A cor laranja no forro dos listéis, nos recorda a cidade de Nova Iguaçu e seus tempos áureos das plantações de laranjais.”

Confira abaixo no link as descrições heráldica e simbólica do brasão: