Queremos superar a fome: Diocese realiza formação da Campanha da Fraternidade 2023

No último sábado (11), a Diocese de Nova Iguaçu se reuniu para uma formação sobre a Campanha da Fraternidade 2023, que tem como tema “Fraternidade e fome”, e o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16).

O encontro ocorreu pela manhã no auditório Dom Adriano Hipólito, no Cenfor, com o direcionamento via vídeo-conferência do Padre Jean Poul Hansen, Assessor do Setor Campanhas da CNBB, que logo de início abordou a problemática de ser a terceira CF com o tema fome: “Essa é a terceira Campanha com a temática da fome, de modo que essa três campanhas nos põe algo a pensar, da realidade da fome com o grande mistério da eucaristia, essas duas coisas tem muito a ver uma com a outra. No texto base, o objetivo geral diz que é sensibilizar a sociedade e a Igreja para enfrentarem o flagelo da fome sofrido por uma multidão de irmãos e irmãs, por meio de compromissos que transformem essa realidade, a partir do Evangelho de Jesus Cristo.”

Padre Jean Poul destacou também os problemas que a vida moderna vem trazendo, coisas que contribuem para o sofrimento dos mais necessitados e a perda de sensibilidade da sociedade em geral:

A ganância do dinheiro, do poder, da imagem, a perda do sentido comunitário, como já denunciava o Papa Francisco na Evangelii Galdium, tudo isso ecoa na insegurança alimentar do nosso povo. O nosso povo está cada vez mais se tornando insensível, às vezes as pessoas passam fome perto de nós e não nos mobilizamos, já não partilhamos como se fazia antigamente.

Em sua fala, já se encaminhando para o final, padre Jean Poul foi enfático ao afirmar que vencer o flagelo da fome é algo coletivo, isso não só da Igreja, mas de toda a sociedade que precisamos dar as mãos para vencer e ajudar o próximo: “Nós temos que admitir, nós apenas como Igreja Católica, sozinhos, não vamos superar a fome no Brasil, ou vamos fazer pequenas e grandes parcerias, parcerias locais, nacionais, em todas as esferas, ou não vamos conseguir dar um passo. O passo que digo é o seguinte, essa é a terceira CF sobre a fome, oxalá não tenhamos a quarta e nem quinta, nós queremos superar a fome.”

Campanha da Fraternidade

A Campanha da Fraternidade que se inicia na quarta-feira cinzas e perdura por todo período quaresmal, nasceu por iniciativa de Dom Eugênio de Araújo Sales, em Nísia Floresta, Arquidiocese de Natal, RN, como expressão da caridade e da solidariedade em favor da dignidade da pessoa humana, dos filhos e filhas de Deus.

Assumida pelas Igrejas Particulares da Igreja no Brasil, a Campanha da Fraternidade tornou-se expressão de comunhão, conversão e partilha. Comunhão na busca de construir uma verdadeira fraternidade; conversão na tentativa de deixar-se transformar pela vida fecundada pelo Evangelho; partilha como visibilização do Reino de Deus que recorda a ação da fé, o esforço do amor, a constância na esperança em Cristo Jesus (Cf. 1Ts 1,3).

A coleta da Campanha realizada como um dos gestos concretos de conversão quaresmal tem realizado um bem imenso no cuidado para com os pobres.

CF na Diocese de Nova Iguaçu

Na Diocese de Nova Iguaçu, a abertura oficial da campanha será no sábado, 25 de fevereiro, com encontros e eventos realizados pelos dez regionais diocesanos. Em breve, as programações serão divulgadas.

Veja imagens do Encontro de Formação para a Campanha da Fraternidade 2023: