Vinde a mim: Retiro de Carnaval Diocesano começa no próximo domingo no IESA

Nos dias 19, 20 e 21 de fevereiro, respectivamente, domingo, segunda e terça-feira de carnaval, acontecerá no IESA, o Retiro de Carnaval Vinde a Mim, iniciando todos os dias às 8h da manhã.

Animado e organizado pela Renovação Carismática Diocesana, que é um movimento de dentro da Igreja, com ênfase na experiência pessoal do Espírito Santo e a vivência da fé de forma dinâmica e participativa, o retiro terá como gesto concreto a arrecadação de alimentos voltados para Casa da Solidariedade, mantida pela Cáritas Diocesana.

O Retiro Vinde a Mim convida os fiéis a se dedicarem a momentos de oração, reflexão e partilha em comunidade, durante as festividades carnavalescas. Com isso, em sua programação contará com atividades para todas as idades e em todos os dias de atividade terá a Santa Missa às 16 h, com o bispo de Nova Iguaçu, Dom Gilson Andrade no dia 21, encerrando o retiro.

Padre André Lucas, assessor eclesiástico da RCCNI. / Foto: RCCNI

O assessor eclesiástico da RCC diocesana, Pe. André Lucas, esclareceu os motivos para um retiro durante esse período, ainda ressaltando que a presença e as orações não são apenas por aqueles ali presentes: “Ele acontece no tempo do Carnaval, porque, para nós católicos, a maior alegria é estar em Jesus, por isso, queremos aproveitar esse tempo de feriado para nos unirmos em louvor e adoração ao Deus que nos ama e nos redime por sua misericórdia. O convite “Vinde a mim” é um versículo de Mateus 11,28 (“Vinde a mim, vós todos que estais aflitos sob o fardo, e eu vos aliviarei.”), em que Cristo nos chama para deixarmos a vida mundana para o seu seguimento. Achamos por bem o nome deste retiro de Carnaval, visto que muitas pessoas, neste período, de forma especial, se deixam seduzir pelas tentações da carne. Nós estamos aqui para rezarmos por eles e por nós também, visto que somos também frágeis.”

Padre André Lucas ainda convidou todo o povo da Diocese de Nova Iguaçu a estar junto nesse momento comunhão:

Teremos oração, animação, louvor, adoração, confissão, música, dança, pregação e muito mais. Além disso, haverá espaço para crianças, adolescentes e jovens, ninguém fica de fora. O retiro é organizado pela Renovação Carismática Católica da diocese, mas conta com a presença de todos.