Celebrações Regionais marcam abertura da Campanha da Fraternidade 2023 na Diocese

A Campanha da Fraternidade 2023 se iniciará no dia 22 de fevereiro, Quarta-feira de Cinzas, mas a Diocese de Nova Iguaçu separou o sábado (25), para os eventos de abertura, que ocorrerão nos Regionais diocesanos neste dia. A motivação para celebrar neste formato foi explicada por Dom Gilson Andrade no último Encontro de Formação Pastoral, no Cenfor.

O intuito de celebrar a Abertura da Campanha da Fraternidade nos Regionais é para que possamos atingir um maior número de pessoas, por isso optamos por não mais fazer um único grande evento, mas vários eventos menores. Neste caso, não se aplica a lógica do ‘dividir para suprimir’, aqui queremos dividir para ampliar ainda mais o eco das nossas comunidades e chegar aos lugares que antes não chegávamos, disse Dom Gilson.

Com o tema “Fraternidade e fome”, e o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16), a Campanha convida as comunidades de fé a vivenciarem e a refletirem esse tema na perspectiva social, amparando nossos irmãos e irmãs mais pobres por meio de gestos de solidariedade.

Os Regionais diocesanos realizam programação especial no dia 25 de fevereiro, convidam suas comunidades para iniciar as reflexões da Campanha da Fraternidade e pedem como gesto concreto a doação de um quilo de alimento não perecível pelos fiéis.

Confira abaixo os locais e horários das celebrações:

REGIONAL 1 (9h)
– Concentração da caminhada na Praça do Skate
– Missa na igreja matriz da Paróquia Nossa Senhora de Fátima e São Jorge

REGIONAL 2 (9h)
– Missa na Quadra de Esportes de Austin

REGIONAL 3 (8h)
– Concentração para a caminhada na matriz da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Rosa dos Ventos.
– Missa na Unidade Rosa dos Ventos da Casa do Menor São Miguel Arcanjo.

REGIONAL 4 (8h)
– Missa na Igreja Matriz da Paróquia Sagrada Família, no bairro da Posse.

REGIONAL 5 (7h)
– Missa na igreja matriz da ParóquiaNossa Senhora do Perpétuo Socorro e São Jorge, em Nova Aurora.

REGIONAL 6 (8h)
– Concentração para a caminhada na Praça do Sargento Roncalle.
– Celebração na igreja matriz da Paróquia São Vicente de Paulo.

REGIONAL 7 (8h30)
– Concentração para a caminhada na Praça do Miro.
– Missa na igreja matriz da Paróquia São Sebastião, em Lages.

REGIONAL 8
– A abertura ocorrerá separadamente nas quatro paróquias do Regional.
– Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Conceição (9h).
– Matriz da Paróquia São Sebastião (9h).
– Matriz da Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Quarta-feira de Cinzas, 22 de fevereiro, às 19h).
– Paróquia Santíssima Trindade (Quarta-feira de Cinzas, 22 de fevereiro, às 19h).

REGIONAL 9 (8h)
– Missa na Praça Nossa Senhora da Conceição, em Queimados.

REGIONAL 10 (8h)
– Missa na Praça do Pec “Estação da Cidadania”, em Santo Elias.