O Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo é celebrado anualmente no Brasil em 18 de fevereiro. A data tem como objetivo conscientizar a população sobre os perigos do consumo excessivo de álcool e a importância de buscar tratamento para a dependência alcoólica.
O alcoolismo é uma doença crônica e progressiva que afeta não só a pessoa que consome álcool, mas também sua família e a sociedade como um todo. O consumo excessivo de álcool pode causar uma série de problemas de saúde, como cirrose hepática, doenças cardiovasculares, danos neurológicos, entre outros.
Além disso, o alcoolismo pode levar a problemas sociais, como acidentes de trânsito, perda de emprego e problemas financeiros. Por isso, é importante conscientizar a população sobre os riscos do consumo excessivo de álcool e incentivar a busca por tratamento para a dependência alcoólica.
Existem diversas formas de tratamento para o alcoolismo, incluindo terapia comportamental, grupos de apoio, medicamentos e internação em clínicas especializadas. Uma das formas de tratamento é o grupo Alcoólicos Anônimos (AA). O importante é reconhecer a dependência e buscar ajuda o mais cedo possível.
Alcoólicos Anônimos (AA)
Alcoólicos Anônimos (AA) é um grupo internacional de homens e mulheres que compartilham suas experiências, forças e esperanças para resolver seu problema comum de alcoolismo e ajudar outros a se recuperarem do alcoolismo. O programa de AA é baseado em doze passos que os membros seguem para alcançar a sobriedade, manter uma vida saudável, feliz sem álcool e gratuito.
Hoje presente em mais de 180 países, o programa é baseado na filosofia de que a recuperação requer uma mudança total de atitude e estilo de vida. O ambiente é acolhedor e não-julgador, e os membros podem compartilhar suas experiências, forças e esperanças com outros que enfrentam os mesmos desafios.
As reuniões do AA são realizadas regularmente em todo o mundo, geralmente em locais públicos, como igrejas, escolas e hospitais.
Confira abaixo a lista de locais e horários de grupos do AA que utilizam o espaço da Igreja para as suas reuniões:
- Paróquia Cristo Ressuscitado (Santa Eugênia)
– Segunda e Quinta, às 19h – Comunidade Nossa Senhora da Glória e São José
– Contato: (21) 99149-7806 (Vera) - Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Rosa dos Ventos)
– Segunda, Quarta e Sexta, às 19h – Matriz
– Contato: (21) 96416-1836 (Marcos) - Paróquia São Judas Tadeu (Heliópolis)
– Domingo, às 10h – Matriz
– Contato: (21) 99378-1405 (José Percil) - Paróquia Santo Antônio (Prata)
– Quarta, às 19h e Domingo, às 10h – Matriz
– Contato: (21) 99581-1383 (José Ramos) - Paróquia Jesus Bom Pastor (Bom Pastor)
– Quarta, Sexta e Sábado, das 19h às 21h – Matriz
– Contato: (21) 99148-9456 (Aparecida) - Paróquia São Vicente de Paulo (São Vicente)
– Terça e Sexta, às 19h – Matriz
– Contato: (21) 973181406 (José Luiz) - Paróquia Nossa Senhora das Graças (Mesquita)
– Segunda e Sexta, às 19h – Matriz