Diocese realiza formação sobre a Pastoral Juvenil no Cenfor

A Diocese de Nova Iguaçu realizou na manhã  desta terça-feira (07), no auditório Dom Adriano Hipólito, no Cenfor, formação pastoral visando dar enfoque a ação evangelizadora da Pastoral Juvenil. Para isso, foi estudado o Plano de Pastoral Juvenil no Brasil, intitulado “Ao seu lado”, direcionado pelo secretário do Setor Juventude, Elói Farias.

Eloi Farias assessorou o Encontro de Pastoral.

O plano é traçado em cima de de quatro eixos (Formação, Vocação e Missão, Estruturas de Acompanhamento e Assessoria, Cidadania: Casa Comum e Dignidade Humana), e foram abordados por Elói. Ao abordar as linhas de ação do eixo Vocação e Missão, o Secretário Diocesano do Setor Juventude se debruça em Projeto de Vida, uma temática importante da vida de qualquer pessoa, em especial das juventudes e aponta importância da Igreja em apoiar o jovem nesse ponto tão sistemático: “Projeto de vida, é um negócio muito difícil de falar, sentar com a juventude e perguntar: “O você quer daqui a cinco anos?”, as vezes o meio em que aquele jovem, aquela criança, até o adulto, não permite que ele consiga fazer aquele planejamento. Mas, dentro da Igreja temos doutores, mestres, mestrandos, professores, pessoas com talentos incríveis, que podem dar esse direcionamento no projeto de vida pessoal, acadêmico e religioso.”

Dom Gilson Andrade, bispo de Nova Iguaçu, em sua fala coloca a importância da Igreja como um todo olhar para a juventude e além de criar projetos, implementá-los pensando no protagonismo juvenil:

“Quando pensamos na juventude, não podemos delegar simplesmente este trabalho a Pastoral Juvenil, ao Setor Juventude, é preciso envolver todo mundo, a Pastoral Juvenil pede ação integrada de pastoral orgânica, de outra forma não realizamos o que se propõe. Nós somos muito hábeis em fazer projetos, agora precisamos implementar esses projetos, prioridades a seguir, que caminhos trilhar, se não ficamos apenas nos projetos.”

A Pastoral Juvenil visa a integração das diferentes expressões de evangelização jovem, sejam elas pastorais, movimentos, congregações ou novas comunidades, com o intuito que a Igreja apresente cada vez mais um protagonismo juvenil, representando um espaço de diversidade e unidade.

Confira a seguir algumas imagens do Encontro de Formação Pastoral:

Imagens: Adielson Agrelos – DNI Ascom e Tiago Fernandes – DNI Secom