Saúde em pauta: Dom Gilson participa de Conferência Municipal e celebra missa no Hospital da Posse

O Bispo de Nova Iguaçu, Dom Gilson Andrade, marcou presença na 12ª Conferência Municipal de Saúde realizada na cidade, com o tema “Amanhã vai ser outro dia – Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia!”. Na mesa de abertura, ele dividiu espaço com o Secretário Municipal de Saúde, Dr. Luiz Carlos, e destacou a importância da universalidade da saúde, especialmente para os mais vulneráveis.

No plenário estavam muitos membros das nossas comunidades e o Padre Milton Fidélis (foto), assessor da Pastoral da Saúde na Diocese. Em sua fala Dom Gilson enfatizou que a saúde deve ser vista como um direito de todos e não como um privilégio de alguns e recordou a fala do Papa Francisco – “A saúde não é um bem de consumo, mas um direito universal: unamos os esforços para que os serviços de saúde sejam acessíveis a todos”.

Além disso, na tarde desta sexta-feira, o bispo presidiu a santa missa no Hospital Geral de Nova Iguaçu, no bairro da Posse com a presença dos agentes da Pastoral da Saúde. Essa missa ocorre uma vez por mês e é conduzida pelo capelão do hospital, o Padre Adelmar Rodrigues. Dom Gilson buscou animar os agentes a continuarem sua missão junto aos enfermos, dizendo que eles fazem um serviço silencioso, mas muito precioso para a Igreja.

A presença de Dom Gilson na conferência e na missa reforça a importância da Igreja Católica no apoio às iniciativas de saúde pública e na promoção da solidariedade e do bem-estar social. Suas palavras e ações destacaram a importância da participação ativa da sociedade na construção de políticas públicas mais justas e inclusivas, principalmente para os mais vulneráveis.

Veja imagens da Conferência Municipal de Saúde e da Santa Missa no Hospital da Posse: