Diocese realiza Semana de Lives formativas em comemoração aos 10 anos de pontificado de Francisco

Dez anos após o famoso “Habemus Papam!”, que apresentou o Cardeal Jorge Mario Bergoglio, como Papa Francisco, a Escola de Fé e Cidadania Dom Adriano Hypólito, realizará uma semana de lives formativas, intitulada “Semana Papa Francisco”, por meio de debates de temas centrais propostos pelo Santo Padre à Igreja ao longo do seu ministério pastoral.

Francisco marca posição diante da realidade com a sua presença, sempre enfrentando os desafios no interior da Igreja, além das mudanças e conflitos ao redor do mundo. Seus gestos, os processos que leva adiante na Igreja, incluindo os documentos escritos pelo Santo Padre, anunciam o Evangelho, são um convite à fraternidade, à proximidade e à ternura, a exemplo de Jesus, como ele mesmo costuma dizer.

A Semana Papa Francisco, é uma forma celebrativa de ajudar os fiéis da Diocese de Nova Iguaçu na reflexão dos passos do Papa e ter mais contato com os Documentos do Magistério da Igreja. As lives poderão ser acompanhadas nas páginas do YouTube e do Facebook, da Diocese de Nova Iguaçu, sempre a partir dás 19h30.

Na abertura, segunda-feira (20), a semana celebrativa da década do pontificado do Papa Francisco, abordará a Evangelii Gaudium, sua primeira Exortação Apostólica, a “Alegria do Evangelho”, considerada o “programa” do seu pontificado. O texto, de mais de 220 páginas, foi publicado em 26 de novembro de 2013. Assessorando a temática, teremos Dom Gilson Andrade, bispo de Nova Iguaçu, que terá a companhia da convidada Simone Carolo, Coordenadora das Pastorais Sociais do Regional 9.

Durante o segundo dia de lives, a terça-feira (21), será a vez de refletirmos o tema da Ecologia Integral com a encíclica Laudato Si’, contando com a assessoria de Dom Roberto Francisco Ferrería Paz, bispo de Campos dos Goytacazes, que será acompanhado pela convidada Valéria Leone, Coordenadora Diocesana da Pascom e Coordenadora Paroquial da Pastoral da Ecologia Integral da Catedral de Santo Antônio de Jacutinga.

Na quarta-feira (22), será dia de abordar a encíclica Fratelli tutti, que é dividida em oito capítulos e reúne reflexões sobre a fraternidade e a amizade social. Para a assessoria deste dia, teremos Quininha Fernandes, Doutora em Teologia, com o convidado, o professor Welbson Viana, da Paróquia de São Judas Tadeu, em Heliópolis.

O quarto dia da Semana Papa Francisco, quinta-feira (23), será sobre a Christus vivit, uma exortação apostólica pós-sinodal, escrita em resposta à XV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, sobre os jovens, a fé e o discernimento vocacional. Caberá ao religioso marista, Irmão Joílson Toledo, FMS, Doutorando pela PUC-Rio, assessorar a temática e ter como convidado Elói Farias, Secretário Diocesano do Setor Juventude.

Para fechar a semana formativa, na sexta-feira (24), o tema central será o Dia Mundial dos Pobres, instituído por Francisco na conclusão do Ano Santo Extraordinário da Misericórdia, com a Carta Apostólica intitulada “Misericordia et mísera”. A celebração, sinal concreto do Ano Jubilar, se realiza no XXXIII Domingo do Tempo Comum. Como assessor deste momento teremos o Padre Alcindo M. Milena, da Diocese de Duque de Caxias, com a convidada Maria Martiliana, Presidente da Diretoria da AVICRES.

Confira abaixo a programação da Semana Papa Francisco:

Divulgue a Semana Papa Francisco nas suas redes sociais: