10° edição das 24 horas de oração para o Senhor ocorrerá neste final de semana

Foto: Vatican Media

Em 2023, ocorrerá a décima edição das “24 horas para o Senhor”, iniciativa quaresmal de oração e reconciliação desejada pelo Papa Francisco. Este ano o evento será celebrado nas dioceses de todo o mundo na véspera do quarto domingo da Quaresma, de sexta-feira, 17, a sábado, 18 de março. Em preparação para a Páscoa da Ressurreição, as igrejas permanecerão abertas durante um dia inteiro, a fim de oferecer aos fiéis e peregrinos a ocasião de parar a qualquer momento em adoração e a oportunidade de se confessar.

Para marcar presença nas comunidades paroquiais, Francisco presidirá a iniciativa quaresmal na paróquia romana de Santa Maria delle Grazie al Trionfale. O evento será celebrado nas Dioceses de todo o mundo, do Vaticano, renova-se a proposta às dioceses e paróquias no mundo, de celebrar o momento de oração também em suas próprias comunidades.

Durante este tempo, todos os fiéis que queiram podem receber o sacramento da reconciliação, tendo As portas abertas das igrejas como o símbolo do amor misericordioso de Deus. Em preparação para as “24 horas para o Senhor”, o Dicastério para a Evangelização publicou um subsídio pastoral que contém orientações para a oração pessoal e sugestões para a celebração em comunidade.

Clique aqui para baixar o subsídio pastoral das 24 horas de oração para o Senhor

No ano de 2022, ao final das “24 Horas”, realizou-se o ato mariano de consagração da Rússia e da Ucrânia. Da janela do apartamento pontifício, Francisco recordou aquele momento:

“Há um ano, neste contexto, realizamos o solene ato de consagração ao Imaculado Coração de Maria, invocando o dom da paz. Que a nossa entrega não desvaneça, não vacile a esperança! O Senhor escuta sempre às súplicas que o seu povo lhe dirige por intercessão da Mãe. Permaneçamos unidos na fé e na solidariedade pelos nossos irmãos e irmãs que sofrem por causa da guerra, sobretudo não esqueçamos o martirizado povo ucraniano.”

Na Diocese de Nova Iguaçu, o bispo Dom Gilson Andrade, que celebrará Santa Missa às 12h desta sexta-feira (17), na Catedral de Santo Antônio de Jacutinga, orientou as paróquias que buscassem estar alinhadas, celebrando dentro de sua realidade. Confira abaixo a programação das paróquias durante as “24 horas para o Senhor” e para maiores informações confira os detalhes nas redes sociais das paróquias:

REGIONAL I

Catedral Santo Antônio de Jacutinga – Sexta-Feira (17), confissão auricular durante a manhã, missa às 12h, terço da misericórdia às 15h e atendimento de confissões, às 19h missa da graça. Já no sábado (18), haverá missa solene em honra a São José às 18h.

REGIONAL IV

Paróquia São Miguel Arcanjo – Programação se inicia nesta sexta-feira (17) às 17h, pelas comunidades que compõe a paróquia e se prolonga até às 16:30h do sábado (18).

Paróquia São Sebastião – Adoração ao Santíssimo e confissões durante a manhã desta sexta-feira (17)e entre 16h e 20h. No sábado (18), a programação se repente, sendo encerrada às 18h.

REGIONAL V

Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Haverá extensa programação durante 24 horas, iniciando nesta sexta-feira (17) às 18h com a santa missa e se estendendo até a missa de encerramento no sábado (18), a partir das 18h.

Paroquia São Sebastião – Sexta-feira(17) abertura das 24hs para o Senhor com um momento de adoração, missa e vigília a noite inteira. Seguido de avivamento durante todo o sábado(18) até as 20h, com adoração permanente, oração, testemunho e confissão.

Paróquia Santa Rita de Cássia – Início na sexta-feira (17) às 19h com a Santa Missa e tem o seu encerramento sábado (18) com missa solene em honra a São José às 19h.

REGIONAL VI

Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Cada uma das oito comunidades irá fazer 3h de oração, totalizando as 24h. Iniciando no dia 17, sexta-feira, terminando no sábado (18).

Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Exposição do Santíssimo durante todo o dia 17, sexta-feira, com encerramento às 18h com a Hora Santa Vocacional.

REGIONAL VII

Paróquia Nosso Senhor do Bonfim – Igreja aberta para confissões durante toda a sexta (17) e no sábado (18) até às 19h.

Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Exposição e Adoração ao Santíssimo durante toda a sexta-feira (17), se encerrando com missa no sábado (18) às 7h. A programação ocorrerá na Comunidade São José.

Paróquia São Pedro e São Paulo – Adoração ao Santíssimo a partir das 17h e missa às 19h, nesta sexta-feira (17). Além de retiro espiritual no sábado (18), entre 8h e 11h, na Comunidade Nossa Senhora de Fátima.

REGIONAL VIII

Paróquia Nossa Senhora Conceição – Comunidade São José aberta na sexta (17) e sábado (18) a partir das 9h.

REGIONAL IX

Paróquia São João Batista – Terço da misericórdia às 15 nesta sexta-feira (17), após confissões e missa da graça às 19h.

Paróquia São Francisco de Assis – Programação durante toda esta sexta-feira (17), se encerrando no sábado (18) às 9h.

REGIONAL X

São José Operário – Terá início na sexta-feira (17) às 15h, com a Missa da Misericórdia e encerrando no sábado (18) às 14h, com a bênção do Santíssimo.

Paróquia Santo Elias – Sexta-feira (17) : 7:30h (Missa) e às 19h (Via sacra na rua).

Paróquia Nossa Senhora de Fátima (Rocha Sobrinho) – Adoração ao Santíssimo a partir das 14h desta sexta-feira(17), nas comunidades em horas alternadas e missa às 19h.