Dez anos de Papa Francisco em dez vídeos

Durante o mês de março a Diocese de Nova Iguaçu realizou duas ações para marcar os 10 anos de pontificado do Papa Francisco. A primeira delas foi a produção da edição da Revista Caminhando e a segunda foi a realização da Semana Papa Francisco, oferecendo aos fiéis uma série de cinco lives formativas sobre temas e Documentos relacionados ao Magistério do Santo Padre.

Sempre na abertura de cada live, disponibilizamos para os presentes dois vídeos que foram preparados pelo Vatican News que é o serviço informativo realizado pelas mídias da Secretaria para a Comunicação da Santa Sé, que no total produziu uma série de dez vídeos contando a década de Francisco como Papa, desde o famoso “Habemus Papam!”, até os dias de hoje.

A seguir iremos disponibilizar todos o conteúdo para que você possa relembrar e divulgar.

Confira abaixo cada um dos vídeos que conta a trajetória do papado de Francisco.

10 anos de Pontificado: em 2013, Papa Francisco, a Igreja pobre e a JMJ no Brasil

O primeiro ano de Pontificado já foi rico de palavras e gestos-chave: paz, proximidade, pobreza, periferias. Teve a escolha de Francisco para ir a Lampedusa, na Itália; a primeira participação em uma Jornada Mundial da Juventude, que foi no Rio de Janeiro, no Brasil; e o profundo afeto e partilha com o Papa Emérito, fio condutor do Pontificado desde o seu início.

10 anos de Pontificado: em 2014, Papa Francisco e a paz

Não muros, mas pontes: é a mensagem de reconciliação e diálogo que guia Francisco também no segundo ano do seu Pontificado, o ano da viagem à Terra Santa nos passos de seus antecessores e da entrada em uma mesquita na Turquia. Mas também o ano que o vê dirigir um apelo aos líderes europeus para que a dignidade seja sempre maior do que o lucro.

10 anos de Pontificado: em 2015, Papa Francisco e a Laudato si’

O cuidado da “casa comum” e a proteção aos mais vulneráveis, garantindo “teto, trabalho e terra”. Francisco viveu um ano cheio de acontecimentos que deixaram sua marca: da assinatura da Encíclica Laudato si’ à viagem a Cuba, da oração comovente no ‘Ground Zero’ até o discurso na ONU.

10 anos de Pontificado: em 2016, Papa Francisco e o Jubileu da Misericórdia

A Porta Santa de São Pedro se abre e se escancara ao mundo o significado de “o que mais agrada a Deus”, “perdoar os Seus filhos”. O Ano Santo para Francisco é um longo abraço, começando com aquele histórico com o Patriarca Ortodoxo de Moscou e de Todas as Rússisa, Kirill.

10 anos de Pontificado: em 2017, Papa Francisco e os pobres

“O passaporte para o Paraíso”: são os pobres para Francisco. Nasceu neste ano, o primeiro Dia Mundial dedicado a eles. Em 2017, o Papa viajou ao Egito, onde começou um caminho de fraternidade que continua a dar frutos, e foi até o distante Mianmar para compartilhar a dor e as lágrimas do povo Rohingya.

10 anos de Pontificado: em 2018, Papa Francisco e a esperança dos jovens

Um Sínodo para falar sobre eles e com eles: 2018 traz ao Vaticano a voz das novas gerações, seus sorrisos, suas esperanças, seus questionamentos. Um vento novo passa pela Igreja que o Papa leva a um acordo histórico com a China.

10 anos de Pontificado: em 2019, Papa Francisco e a Fraternidade Humana

Viver juntos como uma única família: de Abu Dhabi, Francisco e o Grão Imame de Al-Azhar, Al-Tayeb, lançaram a sua mensagem ao mundo para ser difundida e promovida. Este é o ano que também viu o Papa dar vida a um Sínodo dedicado às emergências da região Pan-Amazônica e consolidar um processo de purificação e renovação da Igreja sobre o tema da proteção de menores abusados.

10 anos de Pontificado: em 2020, Papa Francisco e a Barca de Pedro

A pandemia de Covid-19: ao mundo que enfrenta com dor e sacrifícios um momento histórico dramático, o Papa fez constantemente sentir a sua proximidade em oração. Imagens, gestos e palavras inesquecíveis marcaram este ano, com a certeza de que “Deus não nos deixa à mercê da tempestade”.

10 anos de Pontificado: em 2021, Papa Francisco e “a esperança é mais forte”

Do Iraque a Lesbos: Francisco se fez peregrino de paz na bacia do Mediterrâneo, onde a humanidade corre o risco de um “naufrágio da civilização”. O Papa continuou acompanhando o mundo em direção à lenta saída da pandemia, com oração e confiando à Maria, mas também com apelos para uma distribuição justa das vacinas contra a Covid.

10 anos de Pontificado: em 2022-2023, Papa Francisco e a terceira guerra mundial

A “atormentada” Ucrânia é apenas a última peça do mosaico de um mundo mergulhado no abismo da guerra que destrói tudo, e que leva o Papa às lágrimas. Os apelos de Francisco às consciências neste um ano e meio são contínuos, como os passos dados em nome da verdade, reconciliação e diálogo com as viagens ao Canadá, Cazaquistão, Bahrein e África. Um ano que termina com o retorno de Bento XVI à Casa do Pai.