Começa essa semana a 60ª Assembleia Geral da CNBB

A 60ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) acontecerá no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP), de 19 a 28 de abril. Este importante evento contará com a participação de 326 bispos ativos, incluindo Dom Gilson Andrade, bispo de Nova Iguaçu, e 157 bispos eméritos, tendo como tema central a avaliação global da caminhada da CNBB.

Dom Gilson estará presente na 60° Assembleia Geral da CNBB

Além disso, a Assembleia Geral da CNBB será um evento eletivo, no qual serão eleitos quatro novos membros para compor a presidência da CNBB para o próximo quadriênio (2023-2026), bem como a presidência de cada uma de suas 12 comissões. Dois representantes para o Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam) e dois delegados para o Sínodo 2023 também serão eleitos. O Regional Leste 1 da CNBB, organismo formado pelas onze Circunscrições Eclesiásticas (Dioceses) do Estado do Rio de Janeiro, também realizará o processo eletivo para compor a sua nova presidência que conduzirá o Regional nos próximos quatro anos. Dom Gilson atualmente é o vice-presidente da entidade.

Durante a Assembleia Geral da CNBB, serão discutidos 22 temas prioritários e diversos em sessões que contarão com a participação de cardeais, arcebispos, bispos diocesanos, auxiliares e coadjutores. Esses temas serão objeto de reflexões e encaminhamentos importantes. O evento acontecerá no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida, localizado no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida.

Para apresentar os principais assuntos e desdobramentos dos debates realizados pelo episcopado brasileiro na Assembleia Geral, coletivas de imprensa serão realizadas diariamente no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida, às 15h, com a participação de bispos indicados pela presidência da CNBB.

Os bispos ainda participarão das celebrações eucarísticas da 60ª Assembleia Geral da CNBB, que acontecerão diariamente no Santuário Nacional, às 18h30. Haverá também uma celebração penitencial em 23 de abril e uma celebração inter-religiosa em 26 de abril e, um retiro espiritual realizado nos dias 22 e 23 de abril.