Bispos do Regional Leste 1 participam da 60ª Assembleia Geral da CNBB

A 60ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) teve início na quarta-feira, 19 de abril, com uma fala de abertura do Núncio Apostólico no Brasil, dom Giambattista Diquattro, representante do Papa Francisco em nosso país. Durante a primeira sessão do dia, os membros da presidência da CNBB apresentaram o relatório de balanço de gestão 2019-2023, que constou das principais iniciativas da entidade nos últimos quatro anos, incluindo campanhas e projetos realizados no período da pandemia. O relatório também trouxe informações sobre as atividades desenvolvidas pelas Comissões da entidade e um balanço dos projetos apoiados pelo Fundo Nacional de Solidariedade (FNS), da Campanha da Fraternidade.

Análise de Conjuntura Social e Eclesial marcam o primeiro dia

Dom Gilson anima o terço durante a Assembleia.

A segunda sessão do dia foi dedicada à apresentação da análise de conjuntura social ao episcopado brasileiro, realizada pelo grupo responsável pelas análises da CNBB. Já a terceira sessão, que aconteceu no auditório Noé Sotillo, no subsolo do Santuário Nacional de Aparecida, abordou a análise de conjuntura eclesial. Encerrando o primeiro da Assembleia os bispos se reuniram no altar central da Basílica para a oração do Santo Terço. Dom Gilson Andrade, bispo de Nova Iguaçu e Vice-presidente do Regional Leste 1 – CNBB animou uma das dezenas. Em seguida, a presidência da CNBB celebrou a Santa Missa que teve como intenção os trabalhos da Assembleia e, pela primeira vez foi rezada utilizando os textos da tradução brasileira da terceira edição típica do Missal Romano, aprovada recentemente pela Santa Sé.

Novo Estatuto é o ponto central do segundo dia

No segundo dia da assembleia, realizada na quinta-feira, 20 de abril, durante a quarta sessão, os bispos apreciaram as atualizações feitas no regimento interno da entidade. Trata-se de um processo que vem sendo realizado por uma comissão específica desde a aprovação do Novo Estatuto da CNBB, promulgado em 8 de dezembro de 2022. O Novo Estatuto determina que o regimento seja “revisto, adequando-se às novas normas estatutárias, no prazo de um ano a partir de sua entrada em vigor”. Durante a manhã, os bispos analisaram e acrescentaram pontos ao texto para aprovação da versão final do Documento. Uma vez aprovado na 60ª Assembleia Geral da CNBB, a presidência da entidade já promulga o novo regimento interno sem a necessidade de enviar o documento para validação da Santa Sé. Também durante a primeira parte da manhã, a Comissão Episcopal de Liturgia e a de Doutrina da Fé apresentaram suas atividades e contribuições para a Igreja no Brasil.

Bispos se encontram por Regional

Fechando a manhã de atividades os bispos se reuniram por Regionais da CNBB. Os representantes do Regional Leste 1 – CNBB que compreende as Dioceses do Estado do Rio de Janeiro debateram sobre os pontos do Regimento Interno e realizaram as prévias para as Eleições Gerais da entidade que ocorrerão na segunda semana da 60ª Assembleia da CNBB. A parte da tarde foi marcada pela reunião reservada dos bispos no subsolo da Basílica e a santa missa com a presença dos bispos de recente ordenação.

Fonte e imagens: CNBB