Na manhã desta terça-feira, 25 de abril, durante a 60ª Assembleia Geral da CNBB, os bispos do Estado do Rio de Janeiro elegeram Dom Gilson Andrade da Silva como novo presidente do Regional Leste 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Anteriormente ocupando o cargo de vice-presidente, o bispo de Nova Iguaçu foi eleito por unanimidade pelos membros do Conselho Episcopal, que também elegeram Dom Gregório Paixão, bispo de Petrópolis, como novo vice-presidente e Dom Luiz Henrique da Silva Brito, bispo de Barra do Piraí – Volta Redonda, como novo secretário.
Dom Gilson agradeceu a confiança dos bispos em designá-lo para este importante serviço prestado à Igreja no Estado do Rio de Janeiro, e também agradeceu a Dom José Francisco, arcebispo de Niterói, e a Dom Tarcisio, bispo de Duque de Caxias, que anteriormente ocupavam os cargos de presidente e secretário, respectivamente.
Nova presidência
Dom Gilson, é o atual bispo diocesano de Nova Iguaçu. Ele nasceu no Rio de Janeiro, mudou-se para Mendes e estudou filosofia e teologia no Brasil e na Espanha. Foi ordenado padre em 1991, fez mestrado em Roma e foi nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador em 2011. Dom Gilson também exerceu diversas funções antes de se tornar bispo, como vice-reitor do seminário, professor de teologia e filosofia, coordenador da pastoral da juventude e presidente da associação mantenedora de faculdades católicas. Além disso, ele foi eleito vice-presidente do Regional Leste 1 da CNBB e representou o Brasil no Sínodo dos Bispos em 2018.
Dom Gregório Paixão, bispo diocesano de Petrópolis. Nasceu em 1964, em Aracaju, Sergipe, e estudou em colégios católicos em sua cidade natal. Entrou para a Ordem de São Bento, realizando sua Profissão Religiosa em 1986. Realizou seus estudos de Filosofia e Teologia na Escola da Congregação Beneditina do Brasil e estudou Antropologia na Universidade Aberta de Amsterdã, onde também foi professor convidado. Como bispo auxiliar de São Salvador da Bahia-BA, Dom Gregório desempenhou várias funções e, desde 2012, é o bispo diocesano de Petrópolis. Ele também é autor de vários livros.
Dom Luiz Henrique da Silva Brito nasceu em São Gonçalo, RJ, em 1967 e se formou em teologia e filosofia no Seminário de São José, no Rio de Janeiro. Antes de ser nomeado bispo auxiliar do Rio de Janeiro, ele foi pároco em três paróquias de Campos. Dom Luiz Henrique atuou como bispo animador do Vicariato Norte, dos vicariatos episcopais para a Caridade Social e para a Comunicação Social e da Coordenação Arquidiocesana de Pastoral. Ele também foi presidente da Comissão de Recuperação de Patrimônios e em 2019 foi nomeado bispo de Barra do Piraí – Volta Redonda.
Regional Leste 1 – CNBB
O Regional Leste 1 é uma representação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) no Estado do Rio de Janeiro. É composto por (arce) bispos de onze circunscrições eclesiásticas fluminenses que estão divididas em duas províncias. Integram a Província Eclesiástica de São Sebastião do Rio de Janeiro a Arquidiocese que a nomeia, mais as dioceses de Barra do Piraí – Volta Redonda, Duque de Caxias, Itaguaí, Nova Iguaçu e Valença. Já a Província Eclesiástica de Niterói é composta pela Arquidiocese de Niterói, as dioceses de Campos dos Goytacazes, Nova Friburgo e Petrópolis e a Administração Apostólica Pessoal de São João Maria Vianney. Diversas pastorais, movimentos, organismos e institutos estão integradas ao Regional por meio das Comissões Episcopais Pastorais.
Mandato
Dom Gilson Andrade sucederá a Dom José Francisco que esteve à frente do organismo desde 2019. A nova presidência terá a missão de coordenar e animar a vida pastoral da Igreja Católica no Estado do Rio de Janeiro no próximo quadriênio (2023-2027).