“Uma rosa floresceu no jardim de Deus”: Diocese se despede de Irmã Maria Ottília

No último dia 10 de maio Irmã Maria Ottília Reckers, OSF, fez a sua páscoa definitiva, entregando em paz a sua vida ao Pai celeste. Durante o período em que esteve internada devido a um quadro de pneumonia, a religiosa testemunhou sempre o sentimento de gratidão a Deus por tudo o que vivera, mantendo-se serena e com o sorriso singelo que fora a sua marca ao longo da sua jornada.

A flor do Vale do Sol

Irmã Maria Ottília Reckers

Irmã Ottília nasceu em 1932, no Vale do Sol, Santa Cruz do Sul (RS). Desde jovem, sentiu o chamado de Deus para se dedicar à vida religiosa e ingressou na Congregação das Irmãs Franciscanas da Imaculada Conceição de Maria de Bonlanden, em 1959, no Convento Maria Imaculada, em Itapecerica da Serra, São Paulo. Conhecida por seu amor à natureza e sua paixão por plantas e flores, Irmã Ottília cuidava dos jardins da escola e da casa com carinho e dedicação, enxergando a beleza da criação de Deus nas cores vivas das rosas, flores e orquídeas.

A religiosa era uma pessoa de oração e se dedicava com zelo fraterno a todas as irmãs, funcionários da escola e crianças. Ela tinha um encanto especial pela ternura das crianças e acreditava que elas eram a “semente do nosso amanhã”. Participava ativamente da catequese e da formação religiosa das crianças, enfatizando os valores cristãos e humanizantes.

Irmã Yeda Dalcin

Ela também cuidava das igrejas por onde passava, dedicando-se ao cuidado das alfaias litúrgicas, ornamentação religiosa, vestes sacras e tudo o que estava relacionado à adoração eucarística. Nutria verdadeiro amor pelos padres e seminaristas: “ela dizia que não era para termos ciúmes, pois precisava rezar e cuidar dos padres e seminaristas por que era os seus preferidos, pois Deus, por meio dos sacerdotes se dava a nós na eucaristia – mas eu também rezo pelas irmãs, pode deixar”, disse Irmã Yeda Dalcin durante a celebração das exéquias.

Irmã Ottília era uma legítima Irmã Franciscana, testemunhando Cristo em sua simplicidade, obediência e dedicação à construção do Reino de Deus. Seu serviço era um exemplo do carisma das Irmãs Franciscanas de Bonlanden.

Missa de Despedida

A celebração das exéquias aconteceu na manhã da última sexta-feira, 12 de maio na Capela de Cristo Rei, no Instituto de Educação Santo Antônio (IESA), local em que Irmã Ottília por anos doou a sua vida e cumpriu sua missão como consagrada. A missa foi presidida por Dom Gilson Andrade e contou com a presença de Dom Luciano Bergamin, bispo emérito de Nova Iguaçu, representantes do clero e de congregações religiosas presentes na diocese, bem como amigos, funcionários e alunos do colégio, além da presença marcante das Irmãs de Bonlanden e de Irmã Maria Salete Reckers, irmã mais nova da religiosa e que também se tornara religiosa, seguindo o exemplo vocacional daquele que fora a sua “segunda mãe”.

Em sua homilia o bispo de Nova Iguaçu convidou a todos os presentes a seguirem o exemplo de Irmã Ottília que fez da sua vida um perfeito louvor de gratidão a Deus:

Dom Gilson durante a homilia das Exéquias

“No jardim da vida, nossa fé é como uma semente que nos enche de esperança, sabendo que um dia iremos florescer. Hoje, reunimos-nos ao redor deste altar, não para chorar, mas para celebrar a vida e honrar a memória da querida Irmã Ottília. Cada um de nós, de alguma maneira, foi tocado e transformado pela presença dela. Não houve um único momento em que não encontrássemos um sorriso no rosto da Irmã Ottília. Sua gratidão era contagiante, uma palavra que brotava de seu coração e trazia consigo a certeza da vida. Ela viveu cada dia com gratidão em seu coração. Sua vida foi um testemunho de como devemos viver e, também, como devemos morrer. A gratidão era a essência de seu ser. Por tudo o que viveu e por tudo o que foi, meus irmãos e irmãs, ontem uma bela rosa floresceu no jardim de Deus: Irmã Ottília. Sua passagem por nossas vidas foi como um presente, deixando-nos lembranças e lições preciosas. Agora, enquanto lamentamos sua partida, sabemos que ela está em um lugar de paz, cercada pela beleza eterna. Que a sua presença no jardim de Deus continue a nos inspirar a viver com gratidão, a florescer onde quer que estejamos e a espalhar amor e compaixão como ela fez”, disse o bispo.

Sepultamento e 7º dia

Após a celebração das exéquias o corpo de Irmã Ottília seguiu para a cidade de Barra do Piraí para ser sepultado nos Mausoléu das Irmãs de Bonlanden. A missa de sétimo dia acontecerá na próxima sexta-feira, 19 de maio, às 18h30 na Capela Cristo Rei do IESA.

Veja imagens da Missa de Exéquias de Irmã Maria Ottília Reckers, OSF:

Imagens: Adielson Agrelos / DNI Ascom