Missa marca passos de futuros diáconos permanentes

0
1195
O aspirante ao diaconato Marcelo e familiares com Dom Gilson

Na noite da última quarta-feira, 10 de maio, em celebração eucarística na Catedral de Santo Antônio de Jacutinga, presidida por Dom Gilson Andrade, bispo de Nova Iguaçu, foi conferida a Admissão as Ordens Sacras de Marcelo Aleluia, da Paróquia Santa Luzia, no Bairro da Luz, postulante ao Diaconato Permanente.

De acordo com o Cerimonial dos Bispos (n. 479), “o rito de admissão às Ordens Sacras destina-se a que o aspirante ao Diaconato ou ao Presbiterato manifeste publicamente a sua vontade de se doar a Deus e à Igreja, para exercer a Ordem Sagrada. A Igreja, aceitando esta doação, escolhe-o e chama-o, a fim de se preparar para receber a Sagrada Ordem, passando assim a ser contado legitimamente entre os candidatos ao Diaconato e ao Presbiterato”.

Futuros diáconos Ed Cássio e Sérgio Augusto junto a Dom Gilson

Na mesma celebração houve a Profissão de Fé e Juramento de Fidelidade de Ed Cássio da Silva e Sérgio Augusto, que serão ordenados Diáconos Permanentes no próximo dia 27 de maio, às 9h na igreja matriz da paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Belford Roxo.

O Diaconato Permanente é ministrado a homens idôneos, devidamente preparados, podendo ser solteiros ou casados. É chamado de “permanente” porque, ao contrário do diaconato transitório, que é uma etapa para a ordenação sacerdotal, o diaconato permanente é um estado de vida em que um homem é ordenado como diácono e permanece assim permanentemente. Os diáconos permanentes são ordenados para o ministério da Palavra, do serviço da caridade e da liturgia. Desempenham um papel importante na vida da Igreja, tanto dentro como fora da comunidade paroquial, e têm a capacidade de realizar muitas das mesmas funções que os sacerdotes, exceto celebrar a Eucaristia e conceder a absolvição sacramental.