Dom Gilson anuncia mudanças na coordenação de pastoral da Diocese

A Diocese de Nova Iguaçu terá, a partir de novembro de 2023, após a Missa Diocesana de Cristo Rei, um novo coordenador diocesano de pastoral. Trata-se do padre Márcio João Rodrigues, PSSC, que assumirá a nova missão, substituindo o padre Ricardo Barbosa de Freitas.

O anúncio foi feito por Dom Gilson Andrade, bispo de Nova Iguaçu, na tarde desta terça-feira, 16 de maio, durante a formação permanente do clero, realizada no auditório Dom Adriano Hypólito, no Cenfor.

O futuro coordenador de pastoral demonstrou gratidão pela confiança depositada nele, colocando-se à disposição do trabalho e da missão para os quais foi designado:

“Agradeço a oportunidade, a confiança da Diocese, de Dom Gilson e dos padres que me indicaram. Espero corresponder a essa missão tão importante da Igreja na Baixada Fluminense, que é a missão da Diocese de Nova Iguaçu. Continuaremos a tradição de uma pastoral profundamente engajada, voltada para a vida do povo e para uma Igreja que anuncia a boa notícia de Jesus. Que realmente coloquemos em prática essa visão, e que o Senhor nos ilumine neste tempo, para que, como responsáveis pela sua missão aqui na Baixada, possamos juntos, como Igreja, ser o que Dom Luciano chama de ‘Igreja na Baixada com os pés no chão e missionária do nosso povo’.”

Nascido e criado na Baixada Fluminense, Padre Márcio João tem 45 anos. Cresceu acompanhando as lutas e as conquistas do povo, vivenciando pessoalmente as demandas e exclusões decorrentes de sua origem. Foi nesse contexto que ele moldou sua personalidade e optou por dedicar-se ao serviço do povo de Deus, se consagrando como religioso e membro da congregação da Pia Sociedade de São Caetano.

Com formação em Filosofia e Teologia, além de pós-graduação em gestão e planejamento de projetos sociais, o sacerdote atualmente exerce o cargo de pároco “in solidum” na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, localizada no bairro Santa Maria, em Belford Roxo. Padre Márcio também desempenha as funções de assessor pastoral do Centro de Direitos Humanos da Diocese de Nova Iguaçu e coordenador do Regional VI da Diocese.

Padre Davenir é nomeado Vice-coordenador de Pastoral

Vice-coordenador

Dom Gilson anunciou ainda o padre Davenir Andrade para o cargo de Vice-coordenador de Pastoral. O sacerdote é pároco da paróquia Sagrada Família no bairro da Posse em Nova Iguaçu e Coordenador do Regional IV. Com 30 anos de ministério ordenador, padre Davenir já desempenhou diversas funções na Diocese, como Vigário Geral e Coordenador de Pastoral, além de ter realizado um período de missão na Diocese de Óbidos (PA).