Reitor do Seminário Diocesano São Paulo VI é eleito presidente da OSIB

Entre os dias 15 e 17 de maio, ocorreu no Seminário Diocesano São Paulo VI, o Encontro de Formação para formadores da OSIB (Organização dos Seminários e Institutos do Brasil) do Regional Leste 1 – CNBB.

Na abertura do encontro, durante a tarde de segunda-feira (15), foi abordado o tema “A Pastoral Juvenil no Contexto da Formação Sacerdotal”, contando com Padre Alcindo Martins Milena, membro do clero de Duque de Caxias e assessor da Comissão Regional para a Juventude, atuou como assessor nesse momento.

Ainda na segunda (15), Dom Gilson Andrade, bispo de Nova Iguaçu, presidiu Santa Missa na Capela Mor do Seminário, em celebração ao seu quarto ano à frente da Diocese de Nova Iguaçu. Dom Gilson foi nomeado como bispo coadjutor para a Diocese em 27 de junho de 2018, pelo Papa Francisco e em 15 de maio de 2019, ele se tornou o sexto bispo diocesano de Nova Iguaçu, sucedendo Dom Luciano Bergamin, CRL, que se tornou bispo emérito ao completar 75 anos.

Durante a terça-feira, houve a presença do Prof. William Castilho, Psicólogo Clínico e Doutor pela UFRJ, como assessor do evento. Ele compartilhou os resultados da sua pesquisa recente sobre “Suicídio na Vida do Povo de Deus”.

Na manhã de quarta-feira, a Assembleia da OSIB foi marcada pela eleição da nova presidência, tornando-se o ponto central do encontro do Regional. Antes do momento crucial, houve uma comovente despedida dos padres que encerraram seus mandatos nas formações de suas respectivas dioceses, como o Padre Douglas, de Niterói, Padre Leandro Câmara, do Rio de Janeiro, e Padre Marco Antônio, da Administração Apostólica. Em seguida, a pauta foi retomada e o calendário minuciosamente revisado.

Ao encerrar os trabalhos, Dom Gilson Andrade, bispo de Nova Iguaçu e presidente do Regional Leste 1, compartilhou considerações pertinentes que injetaram ânimo na caminhada dos seminários. No entanto, o momento mais aguardado foi a eleição da nova presidência, que culminou na escolha de Padre Luiz André de Souza, reitor do Seminário Diocesano São Paulo VI da Diocese de Nova Iguaçu, como presidente.

Reitor do Seminário Diocesano desde fevereiro de 2022, padre Luiz André tem quinze anos de ministério presbiteral, o sacerdote foi durante cinco anos Diretor Espiritual do seminário, foi pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Nilópolis, até ser nomeado por Dom Gilson.

Encerrando a Assembleia, Dom Gilson, que também é o referencial da OSIB no Regional, chancelou o escrutínio e empossou a nova presidência.

Presidência eleita completa da OSIB:

– Presidente: Padre Luiz André de Souza, reitor do Seminário Diocesano São Paulo VI da Diocese de Nova Iguaçu;

– Vice-presidente: Padre Jorge Vasconcellos, reitor do Seminário Maior Santa Maria da Diocese de Duque de Caxias;

– Secretário: Padre Sergio Brandão, reitor do Seminário Diocesano Santo Oscar Romero da Diocese de Barra do Piraí – Volta Redonda;

– Tesoureiro: Padre Adriano Figueira, reitor do Seminário Propedêutico Rainha dos Apóstolos da Arquidiocese do Rio de Janeiro;

– Publicações: Padre Gétero Rangel da Costa Júnior, reitor do Seminário Propedêutico São Luís Gonzaga da Diocese de Valença

Veja imagens do Encontro de Formação da OSIB: