Seminário Diocesano celebra seu padroeiro

0
1265

No dia 29 de maio celebramos a memória de São Paulo VI, por isso o Seminário Diocesano que leva o nome do papa da modernidade está em festa e preparou em mais uma homenagem a “Semana São Paulo VI”.

Foto: Divulgação Seminário São Paulo VI

As comemorações em homenagem ao patrono do seminário se deram no último dia 24 de maio, com celebração eucarística aberta ao público, marcando o início do tríduo de São Paulo VI, contando com a presença de membros diocesanos das associações católicas do Apostolado da Oração e Legião de Maria, também do movimento Homens do Terço.

 

Durante a segunda noite de tríduo, 25 de maio, padre Marcelo Souza, diretor espiritual do Seminário, que comemorou seus 4 anos de Ordenação Presbiteral, presidiu a Santa Missa e a equipe Renovação Carismática conduziu o momento de Adoração ao Santíssimo.

Foto: Divulgação Seminário São Paulo VI

Nesta sexta-feira, 26 de maio, haverá Santa Missa na Capela mor do seminário às 19h, celebrando as vocações. Cabe ressaltar que estamos no 3º Ano Vocacional da Igreja no Brasil, seu início ocorreu em 20 de novembro de 2022 e se estenderá até 26 de novembro de 2023. A iniciativa comemora os 40 anos do primeiro ano temático dedicado à reflexão, oração e promoção das vocações no país e traz como tema “Vocação: Graça e Missão”.

 

Para fechar, na próxima segunda-feira, 29 de maio, dia do padroeiro, Dom Gilson Andrade, bispo de Nova Iguaçu, celebrará missa solene em homenagem a São Paulo VI. Tanto o tríduo, como a solenidade da próxima segunda-feira são abertas ao público.

São Paulo VI

Nascido no dia 26 de setembro de 1897, Giovanni Battista Enrico Antonio Maria Montini nasceu na cidade italiana de Concesio. Foi eleito papa, no dia 21 de junho de 1963, escolheu o nome de Paulo VI, para exercer o cargo máximo da Igreja Católica, indicando que tinha uma missão mundial de propagar a mensagem de Cristo. Um de seus primeiros atos foi determinar a reabertura do Concílio Vaticano e lhe atribuir prioridade e direção. Promoveu grandes reformas no cristianismo que foram significativas para afetar toda a Igreja.

Paulo VI foi o primeiro papa a viajar de avião e a visitar os cinco continentes, chegou até a sofrer uma tentativa de assassinato nas Filipinas. Com postura aberta ao diálogo foi fundamental durante seu papado, pois viveu uma fase de grandes acontecimentos na história da segunda metade do século XX, tendo sido primeiro papa a conversar com o líder da Igreja Anglicana e o primeiro, após muitos séculos, a conversar com dirigentes das diversas Igrejas Ortodoxas do Oriente.

São Paulo VI ocupou o posto de Sumo Pontífice por 15 anos, foi o papa de número 262 da história da Igreja, entre 1963 e 1978. Faleceu no dia seis de agosto de 1978 e foi sucedido por João Paulo I. O processo de beatificação de Paulo VI começou em 1993 e se concretizou em 2014. Foi beatificado em 19 de outubro de 2014 e canonizado em 14 de outubro de 2018 pelo Papa Francisco.